Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

30 de Agosto de 2007 às 12h38

MPF/SP: Justiça proíbe Conselho Federal de Biomedicina de contratar sem concurso

Decisão foi dada a pedido do Ministério Público Federal em Ribeirão Preto.

O juiz Caio Moysés de Lima, da 6ª Vara Federal de Ribeirão Preto (SP), concedeu sentença em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal e proibiu o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), sediado naquela cidade, de contratar novos funcionários sem concurso público, sob pena de tornar nulas as contratações e de responsabilizar os dirigentes que desobedecerem a regra.

Em 2001, o Supremo Tribunal Federal julgou mandado de segurança e definiu a natureza jurídica dos conselhos profissionais como autarquia e que, portanto, requerem a contratação de pessoal por meio de concurso público. Desde então, o MPF em Ribeirão acompanhava as contratações sem concurso do CFBM. Naquele ano, o MPF propôs um termo de ajustamento de conduta para resolver a questão, mas o conselho recusou-se a assiná-lo.

Em 2003, nova decisão do STF, em ação direta de inconstitucionalidade, fixou o entendimento de que os conselhos federais são autarquias e que, portanto, integram a administração indireta e, nesse caso, devem contratar por concurso público.

Na decisão, o juiz negou o pedido do MPF para anulação da contratação de duas funcionárias do CFBM, que trabalham no Conselho desde 2002, sem concurso. Para a Justiça Federal, as contratações são legais, pois ocorreram antes de 28 de março de 2003, quando o STF fixou a natureza dos conselhos.

Ação nº 2006.61.02.001833-5


Marcelo Oliveira
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em São Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: Geral
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita