Campanhas nacionais MPF
Conte com a gente - https://contecomagente.mpf.mp.brConte com o Ministério Público Federal na defesa dos direitos fundamentais. Esse é o mote da campanha lançada em 2019, com o objetivo de aproximar a instituição dos cidadãos. De forma didática, as peças apresentam atribuições do MPF na defesa da proteção de garantias fundamentais relacionadas à educação, direito do consumidor, de pessoas com deficiência e das mulheres, preservação do patrimônio cultural, igualdade racial, povos indígenas e comunidades tradicionais. Também indica como o cidadão deve agir para ter acesso aos serviços oferecidos pela instituição. A ideia da campanha é mostrar que a atuação do MPF vai além da esfera criminal e do combate à corrupção.
Ser Diferente é Legal - https://respeiteadiferenca.mpf.mp.brA Campanha Ser Diferente é Legal foi uma iniciativa que pretendeu discutir o respeito às diferenças e fomentar a cultura de paz e tolerância, dentro e fora das redes sociais. Lançada no Dia Nacional dos Direitos Humanos, 12 de agosto de 2021, os canais da instituição nas redes sociais passaram a veicular postagens, vídeos e conteúdos informativos para discutir temas como valorização das diferenças, formas de combater o preconceito e o discurso de ódio, a liberdade de expressão, as consequências para quem veicula conteúdo ofensivo na internet, entre outros assuntos. A campanha foi realizada em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
MPF em defesa da sociedade - https://defesadasociedade.mpf.mp.br/A campanha MPF em Defesa da Sociedade, lançada em 2022, contou com postagens e vídeos nas redes sociais que apresentaram as áreas de atuação do MPF: direitos sociais, fiscalização de atos administrativos, criminal, consumidor e ordem econômica, meio ambiente e patrimônio cultural, combate à corrupção, populações indígenas e comunidades tradicionais, direitos dos cidadãos, controle externo da atividade policial e sistema prisional. A ação também abordou o trabalho de cooperação internacional conduzido pela instituição com o propósito de criar condições para a elucidação de crimes transnacionais.
Política é substantivo feminino - https://www.mpf.mp.br/pge/institucional/gt-violencia-de-genero/material-de-divulgacao/Em ano eleitoral, a campanha Política é substantivo feminino foi lançada em julho de 2022, com o objetivo de mostrar à população como identificar e combater a violência política de gênero, além de fomentar a participação de mais mulheres na política. A ação também esclarece os principais pontos da Lei 14.192/21, que tornou crime a violência contra as mulheres praticada no ambiente político e mostra à sociedade como denunciar.