Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Geral
17 de Março de 2020 às 20h41

Diante do quadro de pandemia e de recomendação do CNJ, Lava Jato de São Paulo pede prisão domiciliar de Paulo Vieira de Souza

Para força-tarefa, não é o caso de soltura do ex-diretor da Dersa, que responde a diversos processos

Arte com fundo preto escrito nota de esclarecimento MPF na cor branca

Arte: Secom/PGR

Paulo Vieira de Souza é réu em quatro ações sob responsabilidade da Força-Tarefa da Lava Jato e responde pela prática de numerosos crimes, incluindo corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e destruição de provas. Já condenado em duas ações, pelo juízo da 5ª Vara Federal de São Paulo – tendo uma das sentenças sido anulada por decisão que foi objeto de recurso – , o ex-diretor da Dersa está preso preventivamente no Complexo Médico Penal de Curitiba.

No começo deste ano, todas as ações a que Paulo Vieira de Souza responde passaram a tramitar em São Paulo e, por isso, a Força-Tarefa da Lava Jato local requereu recentemente sua transferência para um dos presídios do estado. Na data de ontem, ainda, a força-tarefa pediu a manutenção de sua prisão preventiva, apontando a existência de diversos motivos para que ele seguisse segregado cautelarmente.

A pandemia do vírus covid-19, no entanto, fez com que hoje o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) expedisse uma recomendação orientando a reavaliação das prisões provisórias, em especial quanto a presos inseridos no grupo de risco de contágio pelo vírus – como idosos –, bem como quanto a prisões preventivas superiores a 90 dias ou relacionadas a crimes praticados sem violência ou grave ameaça à pessoa, indicando critério de máxima excepcionalidade para novas ordens de prisão preventiva.

A recomendação indicou ainda a obrigação do Estado de assegurar o atendimento preventivo e curativo em saúde para pessoas privadas de liberdade, bem como o agravamento significativo do risco de contágio em estabelecimentos prisionais em razão da aglomeração de pessoas, da insalubridade, da dificuldade de garantia de procedimentos mínimos de higiene e de isolamento rápido de indivíduos sintomáticos, além da insuficiência de equipes de saúde.

Paulo Vieira tem mais de 70 anos e está preso preventivamente desde fevereiro de 2019. Diante disso, a Força-Tarefa Lava Jato de São Paulo requereu que ele seja colocado em prisão domiciliar, sujeito a monitoramento eletrônico com tornozeleira, sustentando não ser o caso de soltura incondicionada.

Para o Ministério Público Federal, essa providência em nada altera a gravidade dos fatos imputados a Paulo Vieira, nem os fundamentos robustos que justificaram sua prisão preventiva até aqui, e é motivada por razões estritamente humanitárias. No mais, tal providência deve ser considerada uma medida necessariamente temporária, a ser reavaliada com a melhora do quadro de crise sanitária que vivemos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: *5CCR, *2CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita