Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

28/04/10 - MPF recomenda suspensão imediata de leilão de documentos históricos

Contrato do casamento entre D. Pedro II com a imperatriz Teresa Cristina, de 1843, está entre os bens leiloados

O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou aos responsáveis legais da Dutra Leilões e ao leiloeiro Luiz Fernando Dutra que suspenda o leilão de documentos históricos do tempo do Brasil Imperial até que o Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) ou o Arquivo Nacional fiscalizem esse material.

O leilão seria realizado na “Casa da Fazenda do Morumbi”, nos dias 27, 28 e 29 de abril e seriam expostas à arrematação diversos documentos públicos do período imperial, tais como o contrato de casamento do imperador Dom Pedro II, os quais seriam, em tese, inalienáveis.

A lei 8.159/91 considera como permanentes o conjunto de documentos de valor histórico, probatório e informativo, e em seu art. 10, classifica como imprescritíveis e inalienáveis os documentos permanentes.

Para a procuradora Ana Cristina Bandeira Lins, responsável pela recomendação, materiais de grande valor histórico como esses devem ser submetidos a uma prévia avaliação pelos órgãos de preservação, a fim de que seja identificado se entre eles existem documentos permanentes ou outras peças de valor histórico e cultural no catálogo oferecido no leilão.

O MPF enviou o documento ontem e a empresa tem um prazo de 24 horas para esclarecer quais providências foram adotadas para o cumprimento da recomendação.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Fred A. Ferreira
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h


ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 

PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.

 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 

ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita