Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

26/02/10 - MPF vai apurar trotes violentos em Barretos

Procuradoria enviou ofício à Unifeb, onde estudam alunos que sofreram queimaduras e ficaram com marcas pelo corpo

O Ministério Público Federal em Ribeirão Preto enviou ontem (25/02) ofício ao Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), em São Paulo, para apurar a responsabilidade da faculdade na agressão sofrida por alunos da Unifeb no dia 22 de fevereiro, quando estudantes foram queimados por um líquido jogado por veteranos e ficaram com marcas pelo corpo. No documento enviado à universidade, foram feitos os seguintes pedidos: 

a) Quais as medidas adotadas por esta instituição para apurar a autoria do ocorrido e se tais medidas já obtiveram resultados;

b) Se a instituição de ensino prestou e vem prestando assistência ao(s) estudante(s) lesionado(s);

c) Em caso afirmativo ao questionamento anterior, informar detalhadamente quais medidas assistenciais vem sendo prestadas ao(s) estudante(s);

d) Quais as medidas adotadas por esta instituição no sentido de evitar novas ações no mesmo sentido;

e) Como é realizada a segurança dos alunos no interior e no entorno dos campi, e qual o efetivo de funcionários envolvidos nessa função; e

f) Trazer ao conhecimento do Ministério Público Federal as informações e documentos que entenda pertinentes à instrução do presente procedimento investigatório.
 

A procuradora da República responsável pelo procedimento, Ana Cristina Tahan de Campos Netto de Souza, também enviou ofício à Delegacia Seccional de Barretos questionando se foi instaurado um procedimento investigatório para apurar o caso e quais as providências adotadas parar apurar o trote sofrido pelos estudantes.
 

No ofício, a procuradora também pede que a polícia envie ao Ministério Público Federal em Ribeirão Preto cópia integral dos procedimentos e documentos que a delegacia tem sobre o caso e que possam auxiliar o procedimento investigativo do MPF.
 

O Ministério Público Federal já vem condenado esse tipo de trote desde 2009. Em setembro daquele ano, o órgão recomendou que todas as universidades do estado de São Paulo promovessem as medidas de segurança necessárias para coibir a prática do trote violento, humilhante, vexatório ou constrangedor aos calouros.
 

Notícias relacionadas:

 

05/08/09 - MPF/Jales firma acordo com Faculdade de Santa Fé do Sul para proibir trotes violentos

 

10/09/09 - MPF quer que as universidades paulistas acabem com o trote violento


Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Mais informações à imprensa: Luana Pequeno e Fred A. Ferreira

11-3269-5068

ascom@prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita