Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

24 de Setembro de 2007 às 13h6

MPF/SP debate excesso de cesarianas na rede privada

Audiência pública será no próximo dia 26 de setembro, às 10h.

A Procuradoria da República em São Paulo realiza no próximo dia 26 setembro, às 10h, a audiência pública “O excessivo número de cesarianas na rede privada de saúde”, que visa debater e dar visibilidade ao problema do grande número de cesarianas, buscar alternativas e definir políticas de atuação do Ministério Público Federal.

O evento contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação de Hospitais de SP, Federação Brasileira de Hospitais e da ONG Parto do Princípio.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número aceitável de cesarianas é de 10% a 15%. Dados fornecidos pela ANS e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) demonstram que a taxa de cesarianas no Sistema Único de Saúde (rede pública e privada), em 2005, foi de 27%, enquanto que na rede complementar o número é de 79%.

Na audiência serão debatidas propostas como adoção dos tetos de pagamento de cesarianas já adotados na rede pública, reavaliação dos valores pagos por cesarianas e partos normais, a possibilidade de enfermeiros obstetras realizarem o parto normal, incentivo à construção de casas de parto particulares e o direito à informação sobre os riscos de uma cesariana contra o parto natural, como, por exemplo, complicações para futura gravidez, risco de infecção hospitalar e cárie em bebês.

O evento começará às 10h, com os convidados fazendo exposição sobre o problema, apresentando dados de pesquisas e relatos. Às 14h, acontecerão os debates entre os participantes e as autoridades presentes. No final, será produzido um relatório quer servirá de base para a atuação do Ministério Público Federal. O evento se encerrará às 18h.

SERVIÇO:
Audiência Pública “O excessivo número de cesarianas na rede privada de saúde”
Data: 26 de setembro de 2007
Local: Auditório da Procuradoria da República no Estado de São Paulo - Rua Peixoto Gomide, 768, térreo, São Paulo/SP
Horário: das 10h às 18h.


Fred A. Ferreira
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em São Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: saúde, Geral
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita