Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Direitos do Cidadão
11 de Janeiro de 2024 às 14h5

Videocast dá voz a vítimas de crimes contra a infância e a adolescência

Episódio desta semana debate, entre outros assuntos, a exploração do trabalho infantil no ambiente digital

Banner retangular de fundo na cor azul. Na parte superior, está escrito EPISÓDIO 3. Abaixo, centralizado, há a imagem de um botão de play, seguido por traços de ondas de rádio e os dizeres VOZES DA INFÂNCIA. Na parte inferior, centralizado, há o texto #DIREITOSDAVITIMA.

Arte: Comunicação/MPF

Os crimes contra a infância e a adolescência são o tema do 3º episódio do videocast Vozes, já disponível no YouTube do MPF e nas principais plataforma de podcast. O programa conta com a participação das promotoras públicas Renata Rivitti, do Ministério Público no estado de São Paulo, e Rosana Viegas, do MP no Distrito Federal e Territórios. Elas abordaram os desafios na identificação desses tipos de crime e destacam a relevância de dar voz às vítimas.

O projeto Vozes conta com cinco episódios que lançam luz sobre os obstáculos que as vítimas enfrentam no reconhecimento de seus direitos, destacando a importância da escuta e do acolhimento. O programa desta semana debate o fenômeno complexo e multifacetado da violência contra as crianças e adolescentes, sobretudo com o avanço das novas tecnologias e da conectividade.

As convidadas ressaltam os avanços do sistema de Justiça na prevenção e no combate a esses crimes, enfatizando a crescente preocupação com os impactos do uso da internet e de aplicativos na prática de ilícitos, em particular na exploração do trabalho infantil em ambiente digital. Elas também destacam a importância da escuta qualificada, que consiste no procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra a criança ou o adolescente, no intuito de garantir a proteção e o acolhimento da vítima.

Campanha - O Videocast Vozes é uma iniciativa do MPF em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), dentro da campanha Direitos da Vítima. Divulgados quinzenalmente, os episódios contam sempre com uma dupla de especialistas que, a partir de casos reais, exploram a atuação fundamental do Ministério Público e de outras instituições na promoção e garantia dos direitos das vítimas.

O último, intitulado Vozes Deslocadas, traça um panorama sobre refúgio e migração, mostrando a importância do acolhimento e dos direitos humanos quando indivíduos são forçados a deixar seus lares. Já o primeiro da série - Vozes de Terreiro - mergulhou na discussão sobre intolerância religiosa. Os três episódio estão disponíveis no Canal MPF no YouTube, no Spotify e no Deezer.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita