Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
14 de Março de 2024 às 16h45

Interesse Público apresenta segunda fase do projeto Ministério Público pela Educação no arquipélago de Bailique (AP)

Por meio de parceria entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público dos Estados, o projeto MPEduc busca defender o direito à educação básica de qualidade em todo o país. Esses e outros destaques você confere na edição inédita do IP, que vai ao ar nesta sexta (15), às 20h, na TV Justiça

Colagem em fundo cinza com detalhe verde do lado superior esquerdo e logomarca do Interesse Público na cor branca do lado direito.

Arte: Comunicação/MPF

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. É com esse mote que se inicia o Interesse Público desta semana. A equipe de reportagem da região do Amapá foi até o arquipélago de Bailique para acompanhar uma audiência pública promovida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do MPF. Durante o evento, foram apresentados os resultados alcançados até o momento no âmbito do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) e também discutidas as medidas a serem implementadas para reparar situações apontadas pelos moradores. Na primeira fase do projeto, o MPF expediu recomendações ao Governo do Amapá e à Prefeitura de Macapá, cobrando, entre outras coisas, reformas de escolas, contratação de profissionais, fornecimento de transporte escolar e aquisição de combustível para gerador de energia elétrica.

Eleitoral – No último episódio da série sobre a participação feminina na política, será abordada fraude à cota de gênero cometida no lançamento de duas candidaturas femininas fictícias para o cargo de vereador em Belém (PA), nas Eleições de 2020. A fraude foi cometida pelo Partido Social Democrático (PSD) e reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A chamada cota de gênero está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que, no artigo 10, parágrafo 3º, estabelece o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as assembleias legislativas e as câmaras municipais. As denúncias que chegaram ao TSE alegaram que ambas as candidaturas fictícias foram lançadas com o objetivo de atingir o índice de cota determinado pela legislação.

Patrimônio Cultural – Em Minas Gerais, reportagem fala sobre uma decisão da Justiça que acolheu pedido do MPF e manteve a proibição de eventos de médio e grande porte na Praça Tiradentes, na cidade histórica de Ouro Preto, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial. A medida busca evitar danos ao patrimônio histórico e garantir a segurança da população, diante do elevado risco de incêndios no local e da ausência de ações concretas por parte do Município para gerenciar e prevenir acidentes relacionados a grandes eventos. Um dos motivos para a proibição consiste na necessidade de se apurar melhor as causas de um curto-circuito ocorrido no dia 1° de julho de 2023, no Museu da Inconfidência. Há fortes indícios de que a sobrecarga de energia tenha sido causada por festividades que ocorreram na praça durante o Festival de Inverno. Além disso, o MPF aponta que não existe Plano de Gestão de Risco para o conjunto urbano tombado de Ouro Preto, agravando a situação.

Direitos do Cidadão – No interior da Paraíba, o MPF obteve uma decisão liminar que determina a instalação e o fornecimento permanente de energia elétrica para os agricultores do assentamento Fazenda Paraíso, localizado no município de Mogeiro. A comunidade é formada por 27 famílias – o que totaliza cerca de 80 pessoas. Algumas famílias ocupam a área há 70 anos, representando a quarta geração estabelecida no local. O serviço de energia elétrica nunca foi oferecido para a comunidade, que até hoje não tem acesso a direitos fundamentais como alimentação digna, saúde, informação, educação e lazer. Membros da comunidade relataram que o grupo vive de agricultura, sem acesso à irrigação, realizando o plantio na época de chuvas e armazenando a colheita para garantir alimentos nas épocas de estiagem. Com a ausência de energia elétrica, no entanto, não há como se manter geladeiras, prejudicando o armazenamento de alimentos. Visitas ao local mostraram que a comunidade vive à base de luz de velas e candeeiros durante a noite.

No quadro Redação MPF, a repórter Madeleyne Machado apresenta as notícias que foram destaque ao longo desta semana.

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido em âmbito nacional pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita