Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Comunidades Tradicionais
27 de Novembro de 2023 às 18h51

Cerimônia marca encerramento da primeira fase do Projeto Territórios Vivos, nesta terça-feira (28)

Evento abordará as principais ações, resultados e impactos da iniciativa, cuja segunda etapa começa em fevereiro de 2024

Arte retangular em tom azul com o rosto de representantes de diversos povos tradicionais e o texto Povos e Comunidade Tradicionais

Arte: Comunicação/MPF

Será realizada nesta terça-feira (28), na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, cerimônia que marca a transição da primeira para a segunda fase do Projeto Territórios Vivos. Iniciada em 2021, a iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério Público Federal (MPF), a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a Rede de Povos e Comunidades Tradicionais (Rede PCTs).

O objetivo do projeto é fortalecer e dar visibilidade aos PCTs, por meio da consolidação da Plataforma de Territórios Tradicionais, desenvolvida e aprimorada desde 2018, de forma colaborativa. A ferramenta foi relançada com melhorias tecnológicas no último mês e reúne em um ambiente online informações sobre territórios tradicionais autodeclarados por PCTs de todo o Brasil, reconhecidos oficialmente ou não.

O evento será realizado no Auditório JK, das 9h às 12h30, e pode ser acompanhado, ao vivo pelo Canal MPF no Youtube. A cerimônia terá a presença de integrantes do MPF, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), da Embaixada alemã, da GIZ e de diversos órgãos parceiros.

Conteúdo – Durante a programação, serão apresentadas as principais ações, resultados, impactos e casos de sucesso do Projeto Territórios Vivos alcançados na primeira fase, que encerrará suas atividades em janeiro de 2024. A solenidade também tem o objetivo de engajar atores governamentais, sociedade civil e a academia, além de preparar as atividades da segunda fase, que será iniciada em fevereiro do próximo ano.

A mesa de abertura terá como tema as contribuições político-estratégicas de atores governamentais sobre a cooperação e desdobramentos futuros. Já no segundo painel, serão apresentados os frutos do projeto, com a exposição dialogada das principais ações e impactos, além de roda de conversa sobre casos de sucesso. Por fim, haverá uma mesa de diálogo com parceiros do governo, da academia e da sociedade civil sobre os impulsos necessários para garantir a continuidade da Plataforma de Territórios Tradicionais.

Na programação, também estão previstos dois momentos (abertura e encerramento) de mística dos povos tradicionais, com pequenos rituais a partir das expressões culturais (músicas, danças e espiritualidade) com o objetivo de atrair boas energias ao evento. 

Cerimônia de Transição do Projeto Territórios Vivos
Data: 28 de novembro
Horário: 9h às 12h30
Local: Auditório JK da Procuradoria-Geral da República
Transmissão ao vivo pelo Canal MPF no Youtube

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: *6CCR, *Territórios Vivos
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita