Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pernambuco

Sistema Prisional
16 de Janeiro de 2024 às 9h0

MPF encaminha documento com propostas sobre custódia de estrangeiros privados de liberdade

Carta produzida em seminário foi encaminhada ao presidente do Copen e ao secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Arte retangular com fundo bege e as palavras Sistema Prisional escritas em preto

Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco encaminhou, ao presidente do Conselho Penitenciário do Estado de Pernambuco (Copen-PE), Jorge da Costa Neves, e ao secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Flávio Rodrigues de Oliveira, documento produzido no seminário Presos Estrangeiros: Perspectivas e Desafios, realizado pelo MPF em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro. Os ofícios foram encaminhados pela procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes, que integra o Copen-PE.

As propostas, reunidas no documento intitulado Carta do Rio de Janeiro, incluem a busca de meios para difundir a visita virtual a presos (brasileiros e estrangeiros) sem acesso à visita presencial, a elaboração de nota técnica para orientar o trabalho de membros do MPF quanto a critérios de endereço fixo e trabalho para a concessão de benefícios (como por exemplo, a indicação de abrigo), a realização de levantamento anual sobre a população estrangeira custodiada junto aos Conselhos Penitenciários e – em proposição a ser dirigida ao Conselho Nacional de Justiça – a implementação de comunicação oficial da prisão do estrangeiro ao consulado e a seus familiares em qualquer país em que se encontrem, entre outras deliberações.

O seminário foi realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Presos Estrangeiros do MPF, vinculado à Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR). Na ocasião, três vertentes foram consideradas eixos de abordagem: igualdade de tratamento e acesso a serviços penitenciários; meios de efetivação e proteção de direitos e tratados internacionais e outros meios de cooperação internacional em matéria penitenciária.

Sobre o GT – Criado em novembro de 2022, o GT Presos Estrangeiros assessora a Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR/MPF) na definição de políticas institucionais para tratar de mecanismos legais, judiciais e administrativos úteis para a efetividade da resposta penal do Brasil contra crimes cometidos por pessoas estrangeiras.

Íntegra do ofício enviado ao presidente do Copen-PE

Íntegra do ofício enviado ao secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Carta do Rio de Janeiro

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

registrado em: *7CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

(81) 2125-7300

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Em processo existente (petição ou resposta) e assinatura de documentos. Destinado a cidadãos e advogados.

 

Sala de Atendimento ao Cidadão
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
(81) 2125-7310

 

Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)
(81) 2125-7348

 

Telefones de plantão:
- Procuradoria da República em Pernambuco: (81) 99303-0025

- Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita