Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pernambuco

Sistema Prisional
23 de Outubro de 2023 às 12h39

Procuradoras da República participam do seminário Presos Estrangeiros: Perspectivas e Desafios

Evento realizado no Rio de Janeiro articulou análises aprofundadas e debates em busca de melhores respostas institucionais

pessoas em pé - homens e mulheres - olhando para a câmera que fez a foto

Foto: Comunicação/MPF

As procuradoras da República Silvia Regina Pontes Lopes e Ana Fabíola de Azevedo Ferreira, que atuam no Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, participaram, nos dias 19 e 20, do seminário Presos Estrangeiros: Perspectivas e Desafios, na sede do MPF na 2ª Região, no Rio de Janeiro. Os mais de 50 participantes, incluindo especialistas do MPF e de outras instituições, apresentaram propostas e estratégias de atuação que, aprovadas ao fim do evento, serão encaminhadas a órgãos do MPF e do Executivo federal, entre outros.

As procuradoras Silvia Lopes e Ana Fabíola Ferreira integram, respectivamente, o Conselho Penitenciário de Pernambuco e a Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do MPF (7CCR).

Três vertentes foram consideradas eixos de abordagem no seminário: igualdade de tratamento e acesso a serviços penitenciários; meios de efetivação e proteção de direitos e tratados internacionais e outros meios de cooperação internacional em matéria penitenciária. O seminário foi realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Presos Estrangeiros do MPF, vinculado à 7CCR.

A mesa de abertura reuniu o subprocurador-geral da República José Adonis Callou de Sá, os procuradores regionais Denise Abade e Artur Gueiros, o secretário nacional de Justiça, Augusto Arruda Botelho, o promotor de Justiça Murilo Bustamante (MPRJ) e o policial penal federal Leandro Carillho.

Painéis – O evento prosseguiu com três painéis sobre os desafios enfrentados com presos estrangeiros, abordando os tópicos Preso Estrangeiro e Solicitação de Refúgio, Transferência de Pessoas Condenadas e Distribuição dos Presos Estrangeiros no Brasil e a Questão da Criminalização de Fronteira.

O segundo dia começou com o professor de Direito Penal Carlos Eduardo Japiassú (Uerj e UFRJ) na apresentação do tema Superpopulação Carcerária, Direito do Preso e Presos Estrangeiros. Ao tratar da custódia de outros países num sistema penitenciário superpopuloso (hoje com 839,6 mil presos, dos quais 0,4% tem outra nacionalidade), Japiassú citou que o detento estrangeiro tem desafios próprios como algumas barreiras (linguísticas, culturais e religiosas), discriminação, distância de familiares/amigos e hipótese de expulsão. Fez ainda considerações sobre dificuldades para diagnósticos, como dados computados de forma discrepante por instituições e por estados e a defasagem de informações disponíveis.

Propostas – O seminário foi concluído com a rodada de debates das proposições colhidas. As propostas incluíram a busca de meios para difundir a visita virtual a presos (brasileiros e estrangeiros) sem acesso à visita presencial, a elaboração de nota técnica para orientar o trabalho de membros do MPF quanto a critérios de endereço fixo e trabalho para a concessão de benefícios (como por exemplo, a indicação de abrigo), a realização de levantamento anual sobre a população estrangeira custodiada junto aos Conselhos Penitenciários e – em proposição a ser dirigida ao Conselho Nacional de Justiça – a implementação de comunicação oficial da prisão do estrangeiro ao consulado e a seus familiares em qualquer país em que se encontrem.

Sobre o GT – Criado em novembro de 2022, o GT Presos Estrangeiros assessora a Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR/MPF) na definição de políticas institucionais para tratar de mecanismos legais, judiciais e administrativos úteis para a efetividade da resposta penal do Brasil contra crimes cometidos por pessoas estrangeiras.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

(81) 2125-7300

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Em processo existente (petição ou resposta) e assinatura de documentos. Destinado a cidadãos e advogados.

 

Sala de Atendimento ao Cidadão
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
(81) 2125-7310

 

Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)
(81) 2125-7348

 

Telefones de plantão:
- Procuradoria da República em Pernambuco: (81) 99303-0025

- Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita