Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Direitos do Cidadão
26 de Abril de 2024 às 14h55

MPF participa de audiência sobre aumento da participação social nas diretrizes governamentais da Paraíba

Evento aconteceu nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, e contou com representantes de instituições públicas e privadas

Procurador da República José Godoy representado o MPF na audiência pública sobre a construção de um Sistema Estadual de Participação Social na Paraíba, realizada no dia 24 de abril de 2024, na Assembleia Legislativa.

Procurador da República José Godoy representado o MPF na audiência pública sobre a construção de um Sistema Estadual de Participação Social na Paraíba, realizada no dia 24 de abril de 2024, na Assembleia Legislativa. Foto: Canal da ALPB no YouTube

O Ministério Público Federal (MPF) participou, nesta quarta-feira (24), de audiência pública para debater a construção de um Sistema Estadual de Participação Social na Paraíba. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e contou com a participação de instituições públicas, ONGs e representantes do setor privado. A audiência foi realizada pela Comissão de Legislação Cidadã da ALPB.

A audiência fomentou aspectos de um dos principais exercícios de cidadania: participação social nas diretrizes governamentais. Para tanto, pretende-se, por meio de um futuro projeto de lei, criar o citado sistema como mecanismo de fortalecimento da democracia, viabilizando a participação popular na produção de políticas públicas na Paraíba.

Em sua fala, o procurador da República José Godoy, que representou o MPF no encontro, enalteceu a iniciativa do evento. Para ele, “tratar de participação social é discutir democracia e modelo de Estado e, quanto maior for a participação social, mais robusta será a democracia”. Godoy chamou a atenção para o combate ao clientelismo, corporativismo, insulamento burocrático e precária universalização do acesso a bens e serviços públicos. “Qualquer caminho para a construção de um Estado moderno, e que atenda às necessidades da população, passa pela participação social”, pontuou o procurador.

Segundo o deputado professor Francisco, que propôs a realização da audiência, “a ideia é a gente debater acerca da participação social nas diretrizes governamentais. Nós precisamos de fato que a população esteja envolvida e acompanhe de perto tudo o que o Governo vem fazendo por nós e para nós. Nesse sentido, a audiência pública de hoje visa dar o start do desenho de um sistema estadual de participação social aqui na Paraíba”, ressaltou o parlamentar.

O professor Alexandre Soares, do Instituto Federal de Roraima, que atua como pesquisador e ativista em João Pessoa, destacou a importância da audiência para analisar e fortalecer a participação popular na construção das políticas públicas estaduais. “Então, essa audiência tem uma central importância, porque visa exatamente analisar o contexto dessa participação do povo para que a gente possa apontar para um momento, um instante de mais participação e democracia na construção de políticas públicas”, disse o professor.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé, falou da necessidade de unificar soluções para a participação social e os órgãos públicos, mencionando a falta de um marco regulatório sólido para essa questão. Ele enfatizou a importância de colocar o cidadão no centro das decisões e busca caminhos para garantir que a população tenha voz ativa na melhoria de suas vidas.

Também participaram da audiência o secretário Executivo da Participação Popular de João Pessoa, Thiago Diniz; o advogado popular e ativista do Direito à Cidade, Alexandre Soares; e Karine Oliveira, que representou o Instituto Soma Brasil.


* Com informações da Comunicação da ALPB

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

registrado em: *1CCR, Direitos do Cidadão
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita