Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Direitos do Cidadão
14 de Maio de 2021 às 21h25

Comunidades da Beira Rio impactadas pelo Programa João Pessoa Sustentável serão ouvidas sobre o programa

Evento online ocorrerá na próxima quarta-feira (19) e será transmitido pela internet, no canal do MPF/PB no YouTube

A imagem contém os textos: Webinário. Programa João Pessoa Sustentável. Impactos nas comunidades urbanas atingidas. 8 de abril, às 18h30, no canal do MPF/PB no Youtube

Arte: Ascom MPF/PB

Na próxima quarta-feira (19/5), a partir das 18h30, será realizado mais um evento online para discutir o Programa João Pessoa Sustentável - Impactos nas Comunidades Urbanas Atingidas. O programa, de interesse de toda a população pessoense, envolve a urbanização de área da Avenida Beira Rio, onde se localizam comunidades que serão afetadas pelas obras de urbanização integrada das áreas ocupadas pelas famílias. O Programa João Pessoa Sustentável é orçado em cerca de 200 milhões de dólares - metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra metade pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) como contrapartida.

O evento, que será aberto ao público e transmitido no canal oficial do MPF/PB no YouTube, é uma realização do Ministério Público Federal, em parceria com a Unidade Executora do Programa (UEP/PMJP), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem apoio do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e do Fórum Estadual de Reforma Urbana. O papel do MPF é, em especial, minimizar eventuais impactos sociais e ambientais em razão da execução do programa.

Na ocasião, as comunidades diretamente impactadas apresentarão questionamentos e sugestões à Prefeitura de João Pessoa. No primeiro evento, ocorrido em 8 de abril de 2021, o prefeito Cícero Lucena e representantes da PMJP expuseram o Plano de Desenvolvimento Comunitário da Avenida Beira Rio, a urbanização das comunidades e a construção de três conjuntos habitacionais na região para as famílias que vivem em área de alagamento e que correm risco de vida. Também discorreram sobre os estudos ambientais relacionados à revitalização do rio Jaguaribe.

Objetivos do programa - Conforme informações disponíveis na página do Programa João Pessoa Sustentável na internet, um dos itens do programa, denominado de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Gestão da Cidade, apoia a diminuição das desigualdades urbanas e o planejamento para a modernização da gestão urbana. Nesse sentido, financia a elaboração dos projetos básicos e executivos de urbanização integrada de áreas subnormais nos Complexos Beira Rio; infraestrutura urbana como redes de esgoto, de drenagem, pavimentação de vias e construção de equipamentos públicos e de lazer no Complexo Beira Rio; atividades e obras visando a recuperação do antigo lixão do Roger; construção de aproximadamente 2.949 unidades habitacionais (incluem unidades já construídas que vão entrar como contrapartida da prefeitura) para população de baixa renda; reassentamento de cerca de 840 famílias do Complexo Beira Rio, com a devida regulamentação fundiária; melhoria dos instrumentos de gestão e planejamento urbano e ambiental; elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos a Desastres Naturais; Plano Municipal de Descarbonização e Adaptação Climática; Plano de Ação para Desenvolvimento Econômico das comunidades da Região do Complexo Beira Rio, e implantação do Centro de Cooperação da Cidade , contemplando o atendimento integrado a emergências, situações de risco, segurança pública e mobilidade.

Procedimento Administrativo 1.24.000.001607/2019-38

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita