Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Justiça Federal proíbe mineração de conchas no Sul (Tubarão)

1º/12/2003

O juiz substituto da Vara Federal de Tubarão, Alexsander Fernandes Mendes, determinou a interdição imediata da mineração de conchas calcárias pela empresa Cysy Mineração Ltda. no interior e no limite de 30 metros ao redor das lagoas Garopaba do Sul, Camacho e Santa Marta, nos município de Jaguaruna e Laguna. A decisão foi proferida hoje (1º/12), em uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) contra a empresa, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Ibama e a Fatma. A multa em caso de descumprimento é de R$ 10 mil por dia. A Cisy pode recorrer.

Na decisão, o juiz aceitou a alegação do MPF, de que as atividades de mineração da empresa não poderiam ter sido desenvolvidas sem a apresentação e a aprovação, por todos os órgãos competentes para a fiscalização da área, do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Ainda segundo o Ministério Público, o local está situado dentro da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, configura-se com área de mangue e apresenta interesse turístico.

O juiz também determinou à Fatma que comunique a interdição à coletividade envolvida, bem como fiscalize, quinzenalmente, o cumprimento da decisão, apresentando, ao final de cada mês, relatório das visitas ao local, que deverão ser realizadas em dias e horários diversificados.

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar