Roraima

26 de Abril de 2024 às 16h30

Abril Verde: MPF ilumina sede de verde em adesão ao movimento

Iniciativa surgiu em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, celebrado mundialmente no dia 28 de abril.

.

Foto: Robson Guimarães

O Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) aderiu à campanha Abril Verde, do Ministério Público do Trabalho (MPT), e iluminou a sua sede na cor verde. Este ano campanha aborda o tema “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”. A iniciativa tem por finalidade esclarecer e sensibilizar a sociedade a estabelecer cultura preventiva voltada à identificação e mitigação de doenças relacionadas ao trabalho.

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Ele surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

O objetivo desse movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que são muitas vezes evitáveis.

Dados do SmartLab – iniciativa conjunta do MPT e da OIT Brasil – apontam que, de 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada. As informações se baseiam em comunicações de acidentes do trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No mesmo período, ocorreram 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS em razão de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, e o gasto com benefícios previdenciários acidentários, em valores nominais, já chega a R$ 136 bilhões. O valor inclui ocorrências como auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílio-acidente relacionados ao trabalho.

Promover a saúde e segurança no trabalho é fundamental para o bem-estar dos colaboradores e o sucesso de uma empresa ou instituição. Além de cumprir obrigações legais, investir em medidas preventivas gera benefícios mútuos para a organização e seus funcionários, vejamos:

Redução de acidentes e doenças ocupacionais: A Segurança do Trabalho contribui para diminuir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, protegendo a saúde dos colaboradores e evitando custos com indenizações e afastamentos.

Melhoria da qualidade de vida no trabalho: um ambiente seguro e saudável proporciona maior conforto, tranquilidade e motivação aos colaboradores, impactando positivamente sua qualidade de vida no trabalho e fora dele.

Aumento da produtividade: Trabalhadores saudáveis, seguros e motivados são mais produtivos e engajados, contribuindo para o alcance das metas da empresa e a otimização dos processos.

Redução de custos: Prevenir acidentes e doenças ocupacionais gera economia, reduzindo custos com reparos, indenizações, afastamentos e outros gastos relacionados.

Fortalecimento da imagem da empresa: A preocupação com a SST 9Segurana e Saúde do Trabalhador  demonstra responsabilidade social e compromisso com o bem-estar dos colaboradores, fortalecendo a imagem da empresa no mercado e atraindo talentos.

Investir em Segurança do Trabalho é uma decisão inteligente e estratégica, que vai além do cumprimento de normas legais. Impacta diretamente na competitividade e sustentabilidade das organizações.

Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Roraima
Serviço de Atendimento a Jornalistas
Para agendamentos de entrevistas e informações, acesse: saj.mpf.mp.br