Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

11 de Abril de 2008 às 18h0

Seminário aborda violação de direitos humanos contra índios

Seminário é coordenado por professor de curso de pós-graduação da USP e por procuradora regional da República, mestranda em direitos humanos

Será realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no dia 18 de abril, das 9h às 18h horas, o seminário “O Caso Guarani Kaiowá: uma história de violação de Direitos Humanos”, com apoio da Faculdade, do Ministério Público Federal (especialmente a Procuradoria Regional da República da 3ª Região), do Serviço Franciscano de Solidariedade e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O seminário é coordenado pelo professor Marcus Orione G. Correia, do curso de pós-graduação em direito da USP, e pela procuradora regional da República Maria Luiza Grabner.

O evento, que vai ocorrer na véspera do dia do índio, pretende promover o debate entre as lideranças indígenas, autoridades, estudiosos e representantes de organizações não-governamentais. O que se busca, diante da constatação das degradantes condições de vida a que estão submetidos os índios Guarani Kaiowá, é vislumbrar soluções para a defesa e a promoção dos índios, bem como dar às comunidades a oportunidade de expressarem suas reinvidicações.

O seminário contará com a presença do Secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi, do atual presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, José Gregori , do subprocurador-geral da República e membro da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Eugênio Aragão, e do professor Dalmo de Abreu Dallari, além de outros especialistas e lideranças das comunidades indígenas. Todos estarão presentes no Salão Nobre da Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, 95.

Durante o evento, será elaborada e lida uma carta abordando as principais questões debatidas. O evento será, ainda, encerrado com uma cerimônia indígena no Pátio das Arcadas. Também será lançado em São Paulo o “Relatório da Violência contra os Povos Indígenas: 2006-2007”, pelo Conselho Indigenista Missionário.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3111-4006 ou pelo email stcomis@usp.br . Veja mais abaixo a programação completa do seminário.

SERVIÇO
Evento: seminário “O Caso Guarani Kaiowá: uma história de violação de Direitos Humanos”
Quando: Dia 18 de abril, das 9h às 18h
Onde: Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP
Endereço: Largo São Francisco, 95
Inscrições Gratuitas: (11) 3111-4006 ou sitcomis@usp.br .

Confira aqui a programação.


Teofilo Tostes Daniel
Analista de Comunicação
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Fone: (11) 2192-8766
E-mail: teofilotostes@prr3.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
https://saj.mpf.mp.br/

registrado em: índios, Geral
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP
CEP 01318-002

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Assessoria de Comunicação Social
Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)

Como chegar