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Gestão de Processos no MPF

O Gerenciamento de Processos de Negócio (em inglês Business Process Management ou BPM) é uma das principais metodologias utilizadas em todo o mundo para melhoria dos processos de negócio.  É um conceito que utiliza métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, aperfeiçoar e controlar processos de trabalho da Instituição. O Ministério Público Federal (MPF) utiliza a nomenclatura “gestão de processos de trabalho” quando se refere à gestão de processos de negócio da instituição.

BPM é uma abordagem moderna, com foco na otimização dos resultados, capaz de viabilizar a gradativa construção de um Ministério Público eficiente e de alta qualidade. Nesse sentido, implantou o Escritório de Processos do MPF, que tem, dentre outras, as seguintes atribuições: a definição e manutenção de padrões, metodologias e ferramentas para a gestão de processos e a garantia de sua adoção no MPF, a guarda de todo o conhecimento sobre processos, e a disseminação e capacitação nas melhores práticas.

A Gestão de Processos segue um ciclo de execução que se inicia com a definição da metodologia, o mapeamento e perpassa por questões como o estudo e a avaliação de indicadores de desempenho para que haja a implantação de melhorias. Dessa forma, os processos devem ser controlados e avaliados de forma contínua.


Processos de Trabalho

 

Para o MPF, processo de trabalho é “um conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e no espaço de forma encadeada, que possuem um objetivo, início e fim, entradas e saídas bem definidas, ou comportamentos executados para alcançar uma ou mais metas” (Portaria PGR/MPF nº 205, de 23 de abril de 2013).

Um processo organizacional tem as seguintes características: objetivos e limites de início e fim bem definidos; clareza quanto ao que é transformado na sua execução; definição de como ou quando uma atividade ocorre; resultado específico; recursos previstos para a execução da atividade; agrega valor para o destinatário do processo; devidamente documentado; mensurável por indicadores de desempenho; e possibilidade de acompanhamento ao longo da execução.

 

Gestão de Processos de Trabalho


Gerenciar processos para o MPF significa que os processos estão sendo monitorados, avaliados e revisados, com foco na melhoria contínua e no alcance dos seus objetivos. É a própria aplicação do Ciclo PDCA – Planejar, Executar, Verificar e Agir – aos processos, que leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho a ser seguido.

A gestão de processos no MPF tem como objetivo a implementação de rotinas que promovam a sistematização, monitoramento, avaliação e implantação de melhorias nos diferentes processos de trabalho desenvolvidos pela instituição, no cumprimento de sua missão institucional.

Para o MPF a gestão dos processos organizacionais contribui para:

  • Proporcionar um modelo de gestão integrado, a partir de uma visão sistêmica dos processos, com foco em resultados e baseado nas diretrizes estratégicas da instituição;
  • Difundir o conhecimento institucional, com a disponibilização de informações sobre os processos desenvolvidos pela instituição;
  • Otimizar a utilização dos recursos no desempenho das suas atribuições;
  • Subsidiar a identificação das competências requeridas para a operacionalização dos processos, promovendo a alocação adequada dos profissionais; 
  • Estabelecer, no âmbito do MPF, uma linguagem comum no que se refere à gestão por processos;
  • Padronizar os modelos de documentos, as fases e os processos do ciclo de vida dos processos de trabalho; e
  • Consolidar os registros, documentar os processos organizacionais, avaliar as melhores práticas e difundir aprendizados.
 

Ciclo de Gerenciamento de Processos do MPF


No MPF optou-se por um modelo mais simples que o apresentado pelo Guia BPM CBOK, mas seguindo a mesma linha conceitual. Para a melhoria contínua, foram conjugados os ciclos PDCA (planejar, verificar, executar e agir) e DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar), ambos tratam de fases para a melhoria, desde o seu planejamento inicial, passando pela análise e execução e, chegando ao controle de resultados.

Os dois ciclos mencionados tratam não só da gestão de processos, mas principalmente da gestão da qualidade desses processos, colaborando com a redução dos desperdícios, com a padronização e com o aprimoramento contínuo.  A convergência entre os ciclos pode ser verificada na figura abaixo:


Ciclo de melhoria.png