Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Direitos do Cidadão
20 de Julho de 2016 às 14h25

Justiça restaurativa: violência e construção de paz será tema de debate na UEPB

Evento tem como público-alvo a comunidade acadêmica e sociedade em geral

Imagem: Freepik com alterações

Imagem: Freepik com alterações

Nesta sexta-feira, 22 de julho, a mesa redonda ‘Violência e Construção de Paz: do local ao internacional’ encerrará duas semanas de eventos em João Pessoa com foco no tema Justiça Restaurativa. O debate ocorrerá no auditório Pioneiros da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a partir das 19h, e será aberto à comunidade acadêmica e sociedade em geral.

A mesa redonda é realizada pelo Grupo de Trabalho sobre Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa (GT-4) e promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e o Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da UEPB. O GT-4 é um grupo criado no âmbito do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências para conjugar esforços e priorizar ações de fortalecimento de valores centrais e sociais e de mudança de atitude coletiva, para elevar os níveis da segurança humana na região metropolitana de João Pessoa.

O evento terá a participação do psicólogo Paulo Moratelli, coordenador técnico do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul (RS). Desde maio de 2014, o psicólogo integra o corpo docente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, viajando pelo Brasil para capacitar facilitadores em Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa.

Além de Paulo Moratelli, participará da mesa o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, membro do Ministério Público Federal na Paraíba. Atualmente Godoy é procurador regional dos Direitos do Cidadão e integrante do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências.

Pela UEPB, a exposição do tema será feita pelo professor Paulo Kuhlmann, doutor em Ciência Política e coordenador do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da UEPB e do Projeto Universidade em Ação, que lida com a educação para a paz; e pelo professor Fábio Nobre, doutor em Ciência Política e mestre em Relações Internacionais.

A mesa redonda terá como moderadora a mestranda em Relações Internacionais pela UEPB, Catarina Bezerra.

Fórum – Lançado em João Pessoa, em 19 de novembro de 2015, o Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências é fruto de mais de um ano de diálogos entre diversos órgãos e entidades. O fórum é parte do projeto de trabalho constituído a partir das investigações do Inquérito Civil nº 1.24.000.002944/2014-38 que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal na Paraíba, e que tem por objetivo investigar os motivos ensejadores do grande número de homicídios no estado, sobretudo entre jovens, e efetivar soluções de forma integrada entre os entes federativos.

 

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular: (83) 99132-6751
No twitter: @MPF_PB

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita