Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Sistema Prisional
27 de Julho de 2018 às 9h40

Comitê de Prevenção e Combate à Tortura da PB divulga resultado de inscrições homologadas de processo seletivo

MPF na Paraíba é órgão integrante e procurador regional dos Direitos do Cidadão coordena comitê

Nome do mecanismo num fundo preto com uma cela de presídio

Imagem: Ascom MPF/PB

O Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura na Paraíba (CEPCT/PB), do qual o Ministério Público Federal (MPF) é órgão integrante, divulga resultado de inscrições homologadas de processo seletivo para membros do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT). O procurador regional dos Direitos do Cidadão, José Godoy Bezerra de Souza, atualmente, coordena o comitê.

Confira o resultado

Quarenta e dois candidatos estão aptos a participarem da prova escrita, que consistirá numa dissertação sobre Direitos Humanos e enfrentamento à tortura e está prevista para ser realizada no dia 13 de agosto de 2018, em local e horário a serem divulgados.

Após a fase de entrevistas, o comitê realizará votação e definirá lista com os três melhores classificados para nomeação ao cargo de Assistente Técnico II, com vencimento de R$ 2.500. Os classificados pertencerão ao quadro de cargos comissionados e funções gratificadas do poder executivo estadual.

Mais informações: (83) 3044-6229 / das 9h às 13h.

O que é o Mecanismo – Instrumento por meio do qual o Comitê Antitortura implementa sua atuação, o Mecanismo Antitortura tem diversas atribuições, como monitorar visitas periódicas e regulares a locais de privação de liberdade; requisitar instauração imediata de investigação quando houver indícios de prática de tortura ou tratamento cruel, desumano e degradante; elaborar relatórios e emitir recomendações às autoridades públicas para garantir às pessoas privadas de liberdade os direitos previstos na legislação nacional e internacional.

No Brasil, o MNPCT foi instituído pela Lei 12.847/2013. A obrigação internacional de criar o mecanismo advém do compromisso assumido pelo país com a ratificação do Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (OPCAT), da Organização das Nações Unidas (ONU), em 12 de janeiro de 2007.

No país, apenas os estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia possuem o Mecanismo Antitortura implementado e funcionando. O Estado do Maranhão está na fase final de seleção dos membros.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular1: (83) 99132-6751
Celular2: (83) 99116-0433
No Twitter: @MPF_PB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita