Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Criminal
30 de Maio de 2023 às 14h30

MPF recebe artigos científicos sobre aspectos jurídico-penais dos criptoativos até 26 de julho

Textos selecionados farão parte de coletânea digital a ser editada pela Câmara Criminal do MPF

Banner retangular com fundo em tons de marrom e ilustrações de redes virtuais interligadas e o símbolo da moeda virtual Bitcoin à direita. No centro está escrito Seleção de Artigos sobre Aspectos Jurídico-Penais relacionados a Criptoativos - Saiba mais.

Arte: Comunicação/MPF

Foi prorrogado, até 26 de julho, o prazo para inscrições em processo seletivo de artigos científicos sobre aspectos jurídico-penais relacionados aos criptoativos. Os textos selecionados farão parte de publicação eletrônica editada pelo Ministério Público Federal (MPF). Coordenado pela Câmara Criminal do MPF (2CCR), o trabalho terá enfoque jurídico, podendo conter também análises próprias de outros campos do conhecimento, complementares ao Direito.

A seleção é direcionada ao público interno e externo. Membros e servidores do MPF, estudantes, pesquisadores, operadores do Direito e interessados na temática de forma geral podem participar. Serão aceitos textos inéditos, não inéditos (porém atualizados), adaptações de monografias e resumos de dissertações ou teses. Na seleção dos artigos, serão observados critérios de relevância institucional (enfoques relevantes ao MPF), consistência e rigor científicos, atualização temática e bibliográfica e contribuição para o campo de conhecimento.

O prazo para submissão dos textos termina às 19h de 26 de julho. Os artigos serão avaliados e selecionados pelos integrantes do Grupo de Trabalho sobre Criptoativos da 2CCR, no prazo de até dois meses após o término das inscrições. O resultado será comunicado aos candidatos por e-mail. Autores dos textos selecionados estarão automaticamente convidados a palestrar por 20 minutos em evento online, a ser organizado pela 2CCR.

O procurador da República Tiago Misael de Jesus Martins, coordenador da publicação, afirma que a discussão acadêmica sobre os impactos dos criptoativos no Direito e, especificamente, no âmbito das investigações criminais, é assunto de interesse em todo o mundo. Para ele, ao organizar uma coletânea de artigos sobre o tema, o MPF contribui para a disseminação do conhecimento e ampliação desse debate.

“A iniciativa demonstra a visão institucional da Câmara Criminal do MPF e antecipa reflexões que surgirão com a iminente entrada em vigor da Lei 14.478/2022, prevista para julho deste ano”. Editada em dezembro do ano passado, a norma define diretrizes para a prestação de serviços de ativos virtuais e a regulamentação desse mercado, além de introduzir no Código Penal o crime de fraude com a utilização de ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros.

Os requisitos mínimos, especificações e orientações para submissão dos artigos podem ser consultados na íntegra do edital*.

Serviço

Seleção de artigos científicos aspectos jurídico-penais relacionados aos criptoativos
Prazo: inscrições até às19h de 26 de julho
Público: membros e servidores do MPF, estudantes, pesquisadores, operadores do Direito e interessados na temática de forma geral
Como participar: textos devem ser enviados para o e-mail 2ccr@mpf.mp.br

 *Prazo para inscrições prorrogado até 26 de julho

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: Criptomoedas, *2CCR
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita