Transparência
O Portal da Transparência do Ministério Público Federal é a ferramenta de acesso às informações sobre a gestão administrativa da Instituição. O Portal traz uma série de informações que podem ser consultadas de forma dinâmica ou em relatórios consolidados. O objetivo é permitir um acesso mais rápido e claro aos documentos e dados relacionados a compras, contratos, licitações, despesas com pessoal, gastos com diárias e passagens, previsão orçamentária e aplicação dos recursos financeiros, servidores, entre outros.
Sala de Atendimento ao Cidadão - Por meio da Portaria PGR/MPF nº 412, de 5 de julho de 2013 , foi instituída a Sala de Atendimento ao Cidadão , canal de contato com o público, incluindo advogados, responsável por receber consultas, denúncias, representações, solicitações, requerimentos, e qualquer outra demanda formulada pelo cidadão.
Avaliações
- Tribunal de Contas da União (TCU)
- Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)
O Portal da Transparência do Ministério Público Federal (MPF) alcançou o índice de 99,69% de conformidade na última avaliação dos Portais da Transparência promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), relativa ao terceiro quadrimestre de 2018, ficando na 3ª colocação do ranking.
Ao todo, são verificados 406 itens, mensalmente, pela Divisão de Gestão do Conhecimento e Transparência da Secretaria de Modernização e Gestão Estratégica (DGCT/SGE) a fim de garantir o que é exigido pelo CNMP no Manual do Portal da Transparência do Ministério Público - 4ª edição, 2016. Esses itens são distribuídos por temáticas, conforme disposto no Portal da Transparência do MPF.
* A avaliação quadrimestral é feita com base nos critérios presentes na Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei nº 12.527/11 - e nas resoluções do CNMP nºs 86/2012, 89/2012 e 115/2014 e tem por objetivo mensurar a acessibilidade e a transparência na divulgação de dados e informações de órgãos do Ministério Público brasileiro para a sociedade.