Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Geral
16 de Novembro de 2017 às 15h30

Após recomendação do MPF, Universidade Brasil autoriza que vestibulandos apresentem recursos em processos seletivos

Campus de Fernandópolis já havia sido obrigado a conceder vista de prova e prazo para contestação, mas proibição permanecia em editais

Imagem Ilustrativa - Istock

Imagem Ilustrativa - Istock

A Universidade Brasil (antiga Unicastelo) passou a permitir que, após a realização de vestibulares para os cursos ministrados no campus de Fernandópolis (SP), candidatos tenham acesso às provas e interponham recursos contra questões e resultados. Com a medida, a instituição atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) expedida em setembro.

A universidade já havia sido alvo de uma ordem judicial em 2015 para que concedesse vista da prova a um vestibulando do curso de medicina interessado em solicitar a revisão de sua redação. A decisão foi acatada, mas o MPF constatou que os editais dos processos seletivos seguintes continuavam proibindo, inclusive de maneira expressa, o acesso dos candidatos a cadernos e folhas de resposta e a possibilidade de interposição de recursos.

Na recomendação, o procurador da República Carlos Alberto dos Rios Junior lembrou que os cursos superiores são, em grande parte, regidos por normas de direito público e que as universidades, embora autônomas, têm o dever constitucional de respeitar os princípios da administração pública. “Negar vista de prova a candidato, seja qual for o argumento, viola diretamente o princípio da publicidade”, destacou.

O MPF decidiu arquivar o inquérito instaurado para apurar o problema após o Instituto de Ciência e Educação de São Paulo, mantenedor da Universidade Brasil, comprovar o cumprimento da recomendação. A instituição já realizou, por exemplo, o aditamento do edital do vestibular para o curso de medicina de 2018 e permitiu a interposição de recursos contra gabaritos e provas dissertativas nessa seleção.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Diego Mattoso
(11) 3269-5068 / 5368 / 5170
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp

registrado em: *1CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita