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São Paulo

Site é o primeiro do MPF com acesso para pessoas com deficiência visual

O site da Procuradoria da República no Estado de São Paulo (PR-SP) é o primeiro do Ministério Público Federal no Brasil cujo conteúdo pode ser acessado por pessoas com deficiência visual. O sistema, batizado pela equipe de Informática da PR-SP de ``Versão de Acessibilidade´´, utiliza programa que sintetiza a voz humana e permite que pessoas com deficiência visual acessem todas as páginas do site. <br />
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O trabalho de adaptação do site durou três meses, segundo Derly Kawamoto e Alan Magalhães, responsáveis pelo projeto. A estrutura de todas as páginas do site teve de ser alterada sem que sua apresentação externa fosse mudada. Novos menus de acesso, exclusivo para os usuários com deficiência visual, tiveram que ser criados. Também foi preciso adaptar comandos que facilitassem a navegabilidade pelas páginas. <br />
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Para atender da melhor forma possível as necessidades das pessoas com deficiência visual, a equipe contou com a colaboração dos servidores Vital Néris de Souza Júnior, servidor do cartório criminal da PR-SP, e Richard, técnico de informática da Procuradoria da República em Alagoas, ambos deficientes visuais. Eles testaram a acessibilidade das páginas a medida que eram feitas as modificações, o que aprimorou ainda mais a acessibilidade no site.<br />
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O site da PR-SP permite acesso a notícias sobre o MPF em São Paulo, clipping jornalístico, consulta processual, apresentação de denúncias online (digi-denúncia), informações sobre concursos do MPF e seleções de estagiários, entre outros assuntos.<br />
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No novo site foi criado um sistema de links nulos. Através da tecla de tabulação, é possível que o internauta com deficiência visual ``pule´´ links que não o interessam, quando estiver consultando uma lista com vários tópicos, por exemplo. <br />
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Troca de conhecimento - O próximo passo da equipe de informática da PR-SP será o desenvolvimento de um guia técnico sobre como criar sites com versões acessíveis para pessoas com deficiência visual. A idéia é divulgar o know-how não só aos órgãos ligados ao governo como a todos que tiverem interesse.<br />
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Outro aspecto que facilita muito a navegação é a apresentação do menu de acessibilidade. Cada menu mostra quantos itens a página tem e a numeração desses itens para que a pessoa deficiente visual possa situar-se melhor. <br />
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Segundo a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Eugênia Fávero, que idealizou o projeto, esse é apenas um dos passos dentro da procuradoria para atender as necessidades das pessoas com deficiência. Além do campo virtual, algumas medidas já foram tomadas como a adaptação de um banheiro no 5º andar para deficientes físicos e implantação das guias (carpetes antiderrapantes que tem relevos) no chão. <br />
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Lia Garcia <br />
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo <br />
Assessoria de Comunicação <br />
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e-mail: assimprensa@prsp.mpf.gov.br<br />
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