Rio Grande do Sul

Criminal
14 de Novembro de 2017 às 10h45

Justiça recebe denúncia do MPF/RS contra envolvidos nos crimes investigados pela Operação Conexão Venezuela

Valores envolvidos ultrapassam R$ 100 milhões, grande parte utilizada para o pagamento de propina

Imagem ilustrativa: iStock

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra quatro pessoas, na chamada Operação Conexão Venezuela, pela prática dos crimes de organização criminosa, corrupção em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro.

A partir das investigações realizadas pelo MPF, Receita Federal e Polícia Federal foi descoberto um esquema de lavagem, no Brasil, de recursos desviados de uma filial da estatal de petróleo venezuelana (PDVSA). Segundo apurado, os acusados exportavam máquinas agrícolas com preços superfaturados em prejuízo da empresa venezuelana. Para fechar o contrato, os empresários pagavam valores muito elevados ao representante da empresa no Brasil, a título de comissões e serviço de consultoria que não foram prestados. Parte do dinheiro ficava no país e outra parte era remetida a empresas offshore, situadas em paraísos fiscais.

Os valores desviados ultrapassam os 100 milhões de reais, grande parte utilizada para o pagamento de propina.

A denúncia foi acolhida pela 7ª Vara Federal de Porto Alegre. As investigações continuam em andamento, podendo identificar outros envolvidos.

Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br