Rio Grande do Sul

16 de Outubro de 2019 às 17h25

Farol Santander realiza exposição resultado de acordo firmado com MPF e celebra termo aditivo ajustando o pagamento de R$ 424,39 mil

“Estratégias do Feminino” traz seleção de 95 obras produzidas por mulheres brasileiras

Panorama da exposição "Estratégias do Feminino" no Farol Santander Porto Alegre

Foto: Ascom MPF/RS

O Farol Santander – Porto Alegre realiza a mostra “Estratégias do Feminino”, fruto do Termo de Compromisso celebrado com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal (MPF). A assinatura do termo se deu no âmbito da apuração do MPF em relação a eventual lesão à liberdade de expressão artística em decorrência do encerramento antecipado em 30 dias da exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, após acusações de que as obras faziam apologia à pedofilia, zoofilia e ofendiam símbolos religiosos - o que não se verificou na realidade. A partir do termo assinado, o Santander Cultural se comprometeu a patrocinar duas exposições sobre diferença e diversidade, que conjuntamente permaneceriam abertas por aproximadamente 120 dias. A mostra foi aberta nessa terça-feira (15).

Veja aqui imagens da exposição no Farol Santander

A exposição traz uma seleção de 95 obras produzidas por mulheres brasileiras desde o início do século XX. São trabalhos de 53 artistas, divididos em cinco núcleos: No Calor da Luta; A Casa e a Rua; Dobras e Costura; Diários e Listas e O Corpo que Habito. As obras foram agrupadas a partir da identificação de estratégias que se impõem como procedimentos evidentes de enfrentamento dos espaços e lugares que foram reservados às mulheres – inclusive na história da arte  e que têm limitado suas ações na vida pública, no trabalho, na cultura, nos padrões de beleza, enfim, no exercício pleno de suas cidadanias.

Além da realização da mostra, Aditivo ao Termo de Compromisso foi celebrado ajustando o pagamento de R$ 424.391,30 como forma de compensação pela não realização da segunda exposição constante no Termo de Compromisso. O valor será integralmente destinado a atividades artísticas, culturais, projetos e financiamentos de ONGs e entidades da sociedade civil e/ou de atividades por estas desenvolvidas, sempre de forma a apresentar preferencial ou exclusivamente a temática da exposição cujo enceramento se deu de forma antecipada (“Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”), podendo ainda, atender e desenvolver os temas previstos para a exposição não realizada e constante no termo de compromisso ora aditado.

Veja aqui a íntegra do Aditivo ao Termo de Compromisso

Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7421 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs