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Maranhão

Geral e Transparência
25 de Fevereiro de 2021 às 17h50

MPF no Maranhão alerta sobre mensagens e e-mails falsos enviados em nome da instituição

Supostas intimações ou links podem se tratar de fraude eletrônica e devem ser desconsiderados. Mensagens verdadeiras do MPF são enviadas somente às pessoas e organizações cadastradas no sistema MPF Serviços.

Imagem com fundo cinza e ilustração de uma página de internet com o desenho de uma carta dentro, ao centro e na parte superior, e o texto "Cuidado com e-mails falsos", destacado em vermelho, abaixo da imagem, seguido do texto "MPF não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar procedimento de investigação."

Arte: Secom / MPF

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão identificou, neste mês de fevereiro, o envio de mensagens falsas em nome da instituição, a partir de relatos de pessoas que receberam links para participação em supostas audiências. No entanto, o MPF esclarece que não envia e-mails ou mensagens para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório, que devem ser desconsideradas, caso o cidadão não tenha se cadastrado previamente nos sistemas do MPF.

E-mails oficiais do MPF são enviados somente às pessoas ou organizações que tiverem registrado representação (denúncia) ou realizado alguma solicitação na Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC), na Ouvidoria, no Protocolo ou Peticionamento Eletrônicos, por meio do site ou aplicativo MPF Serviços (http://www.mpf.mp.br/mpfservicos), e que tenham fornecido um endereço de e-mail para receber a resposta.

Caso você receba mensagem em nome da instituição com o pedido de dados pessoais ou com a indicação de link de acesso, sem que tenha se cadastrado no MPF, pode se tratar de fraude eletrônica. A orientação técnica é que essas mensagens sejam apagadas sem serem abertas, para evitar possível invasão ao seu dispositivo ou roubo dos seus dados.

A Seção de Segurança Orgânica e Transporte (Sesot) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Ctic) da Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) ressaltam, ainda, que o cidadão não deve, em hipótese alguma, clicar em links, fornecer senhas e outras informações pessoais ou autorizar a instalação de aplicativos recebidos por meio de mensagens.

Essas ações são geralmente solicitadas em um golpe conhecido como “phishing”, modalidade de crime cibernético no qual a vítima é induzida a acessar um site malicioso, normalmente clonado de grandes empresas ou órgãos de governo, onde lhe é solicitada a inserção de informações confidenciais ou dados pessoais, como senhas, CPF e números de cartão de crédito e contas bancárias, que são, então, coletados pelos criminosos.

MPF Serviços

Aos cidadãos e instituições que precisarem acessar os serviços do MPF, a orientação é que busquem atendimento online, por meio do portal ou aplicativo MPF Serviços (http://www.mpf.mp.br/mpfservicos), disponível também para iPhones e celulares com sistema Android.

Assim, todos os documentos destinados ao MPF estão sendo recebidos, exclusivamente, por meio do MPF Serviços, que possibilita ao cidadão registrar representação inicial (denúncia) de fato ilícito ou irregularidade, protocolar petição ou resposta em processo existente e acompanhar a tramitação processual. Além disso, é possível enviar ofício e nota fiscal, assinar documentos, solicitar dados amparados pela Lei de Acesso à Informação, certidões e pedidos de vista ou cópia de autos, entre outros serviços.


Para saber mais, consulte:

MPF/MA informa sobre sistemas de atendimento online ao público

http://www.mpf.mp.br/ma/sala-de-imprensa/noticias-ma/coronavirus-mpf-ma-comunica-sobre-sistemas-de-atendimento-online-ao-publico 


Fonte: Assessoria de Comunicação (Ascom) da Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) com informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Ascom da Procuradoria da República em Santa Catarina (PR/SC).


Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal no Maranhão

Twitter:@MPF_MA

https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h

http://www.mpf.mp.br/sala-de-imprensa/atendimento-a-jornalistas

Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)

https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República no Estado do Maranhão

Av. Senador Vitorino Freire, 52
Areinha - São Luís/MA
CEP 65030-015

Telefone Geral:

(98) 3213-7100

 

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) - 10h às 17h - (98) 98428-5169
Plantão: 17h01 às 08h59 - (98) 98538-2529

 

Contatos e Horários das Unidades e Setores do MPF no Maranhão

 

Assessoria de Comunicação
Twitter:@MPF_MA
https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h
Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)


Atendimento ao Público: para fazer denúncias, protocolar documentos, solicitar informações e consultar processos, acesse o MPF Serviços no link: http://www.mpf.mp.br/mpfservicos ou instale o aplicativo MPF Serviços, disponível no Google Play e na App Store.

 

Horário de Atendimento Presencial ao Público: 10h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Horário de Funcionamento Interno: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

 

IMPORTANTE: O ACESSO AO EDIFÍCIO SERÁ PERMITIDO SOMENTE MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE DE VACINAÇÃO E OBSERVÂNCIA DAS SEGUINTES MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19:

Uso de máscaras, distanciamento, descontaminação das mãos com a utilização de álcool 70%, leitura da temperatura corporal com termômetro digital sem contato e higienização regular das superfícies, entre outras medidas.

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