Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Meio Ambiente
16 de Maio de 2018 às 15h10

MPF garante continuidade de colaboração por meio do aplicativo MeuAmbiente

Termo de cooperação passa a ter prazo indeterminado; app facilita a fiscalização e o atendimento de denúncias relacionadas ao meio ambiente

Mão segurando celular com a imagem do uso do aplicativo MeuAmbiente

Foto: Ascom MPF/AM

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas e o Instituto Amazônia Mais assinaram a prorrogação do termo de cooperação técnica que tem por objetivo facilitar a fiscalização e o monitoramento de denúncias relacionadas ao meio ambiente. O acordo propõe que órgãos ambientais implementem ações para o uso do aplicativo MeuAmbiente em suas rotinas de trabalho.

O acordo foi firmado em abril de 2016, com validade inicial de dois anos. A partir do aditivo, o termo de cooperação passa a valer por tempo indeterminado. O instrumento prevê que todos os órgãos envolvidos se comprometam a disponibilizar, mensalmente, informações, dados, advertências, relatórios entre outros documentos resultantes das operações de fiscalização ambiental realizadas no estado do Amazonas e que estejam relacionadas ao uso do aplicativo.

A proposta do Instituto Amazônia Mais e do MPF é para que os órgãos ambientais adotem a ferramenta em sua rotina de trabalho, atuando como colaboradores diretos no compartilhamento de informações e na articulação de ações conjuntas para prevenção e combate a crimes ambientais, como despejo irregular de resíduos em ruas, áreas verdes e igarapés, corte de árvores sem autorização, invasão de áreas protegidas, desmatamento e qualquer outra irregularidade relacionada ao meio ambiente.

Por meio do termo, o MPF se comprometeu a ser recebedor secundário das denúncias de irregularidades ambientais que não forem atendidas pelos órgãos ambientais competentes. O gerenciamento das denúncias recebidas por meio do aplicativo é feito pelo Instituto Amazônia Mais, responsável pelo encaminhamento, via protocolo físico ou pelo site, das ocorrências registradas pelo usuário.

O MPF esclarece que mesmo os órgãos que não assinaram o termo de cooperação têm obrigação de receber e processar as reclamações feitas por meio eletrônico, além de informar as providências administrativas eventualmente adotadas, conforme o artigo 5º, inciso XXXIV, alínea a, da Constituição Federal (direito de petição); e o artigo 7º da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

Aplicativo – O aplicativo MeuAmbiente permite à população o envio direto de denúncias de crimes ambientais recorrentes no cotidiano dos usuários de smartphones aos órgãos de fiscalização ambiental. Para fazer a denúncia, basta abrir o aplicativo, escolher a categoria da denúncia, inserir uma foto (se preferir), inserir informações que ajudem o órgão fiscalizador a localizar a situação relatada e identificar eventuais responsáveis, escolher o local da denúncia e registrar.

Para o MPF, a proteção eficaz do meio ambiente requer maior envolvimento e mobilização das pessoas na fiscalização de irregularidades no dia a dia de suas cidades. Os interessados em fazer parte dessa força-tarefa podem baixar gratuitamente o aplicativo (disponível para a plataforma Android e iOS). Caso o aplicativo não esteja disponível para o sistema operacional do seu smartphone a queixa pode ser registrada no site do aplicativo, http://www.appmeuambiente.com.br/.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700

Anexo:
Rua Salvador, 464
Adrianópolis – Manaus/AM
Tel.: (92) 3182-3100



Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

 

Plantão judicial - Saiba como funciona

 

Precisa enviar documentos ao MPF?

Acesse:

http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar

Sede:

Sites relacionados
Área Restrita