Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pará

Indígenas
27 de Março de 2023 às 14h30

MPF recomenda que poder público garanta ensino da língua materna em escolas indígenas de Paragominas (PA)

Objetivo é oferecer educação mais inclusiva, que respeite parâmetros sociais, etnográficos e culturais

Imagem mostra penas multicoloridas, num fundo preto, com a palavra "Indígenas" escrita em primeiro plano, com letras brancas.

Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação a instituições públicas estaduais e do município de Paragominas (PA) para que adotem medidas que garantam a inclusão da disciplina língua materna e suas tradições na grade escolar de unidades educacionais que atendem as aldeias situadas no município.

De acordo com representante da Secretaria de Educação de Paragominas (PA), a língua materna não é trabalhada como matéria específica no currículo educacional das escolas municipais indígenas da região. Para o MPF, essa medida é necessária e contribuirá para que os estudantes de aldeias indígenas tenham uma educação diversificada e inclusiva, que respeite parâmetros sociais, etnográficos e culturais.

No documento, o MPF recomenda que a prefeitura e a Secretaria de Educação de Paragominas devem incluir, no prazo de 30 dias, a disciplina língua materna e suas tradições na grade escolar das unidades educacionais das aldeias do município. Para a realização da disciplina, também devem contratar professores ou aumentar a carga horária dos atuais profissionais, além de capacitá-los e de promover planejamento pedagógico.

Já ao governo do estado e à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o documento demanda que atuem em conjunto com o município para prover recursos humanos, materiais e financeiros para implementar a disciplina. Eles devem ainda, se necessário, oferecer suporte para a formação inicial e continuada de professores e para o fornecimento sistemático de material didático, específico e diferenciado para as escolas locais.

O que são recomendações? – Recomendações são instrumentos do Ministério Público que servem para alertar agentes públicos sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma irregularidade.

O não acatamento infundado de uma recomendação ou a insuficiência dos fundamentos apresentados para não acatá-la total ou parcialmente pode levar o Ministério Público a adotar medidas judiciais cabíveis.

Íntegra da recomendação

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Para atendimento à imprensa: saj.mpf.mp.br
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos 
Para mais informações:

registrado em: *6CCR, #PovosIndigenas
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Domingos Marreiros, 690

Umarizal – Belém/PA

CEP 66.055-215

PABX: (91) 3299-0111
Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC):

10 às 17h

(91) 3299-0138 / 0125 / 0166

Atendimento exclusivamente por WhatsApp: (91) 98437-1299

Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão:

9 às 18h

Protocolo:

9 às 18h

Biblioteca:

13 às 18h

Plantão:

Clique aqui e acesse todas as informações sobre o plantão

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita