Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pará

Indígenas
15 de Fevereiro de 2023 às 10h15

MPF participa do lançamento do protocolo de consulta prévia ao povo Kumaruara (PA) (atualizada)

Procurador Gustavo Kenner Alcântara representou o órgão no evento ocorrido em Santarém

Foto mostra os participantes do lançamento do protocolo.

Foto: Daniel George de Almeida Sanches/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) participou, no último sábado (11), do lançamento do protocolo de consulta prévia ao povo da etnia Kumaruara em Santarém, Pará. O documento busca resguardar a cultura, os costumes e a autonomia do povo ao garantir seus direitos a consulta e consentimento prévios, tomados de forma livre, informada e culturalmente adequada, conhecidos pela sigla CPLI, antes de que medidas que possam afetá-los sejam adotadas.

O procurador da República Gustavo Kenner Alcântara representou o MPF no encontro, que contou ainda com a participação de representantes de diferentes órgãos públicos, organizações sociais, entidades sindicais e de comunitários das aldeais. Segundo o procurador, “o protocolo é a concretização do direito de consulta e deve ser observado pelos órgãos de Estado e outros particulares”.

Construído pelos próprios Kumaruara em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o documento vinha sendo elaborado desde 2019 por meio de oficinas e sob assessoramento jurídico, antropológico e étnico de profissionais especialistas entre os Kumaruara e entre a equipe do Cimi. Nos encontros realizados desde então, e suspendidos entre 2020 e 2021 em decorrência da pandemia de covid-19, o conselho apresentou aos indígenas o direito à CPLI, promovendo debates e reflexões sobre o tema. “Utilizamos a metodologia da Educação Popular para a troca de conhecimentos e elaboração do presente texto”, expõe um trecho do protocolo.

Protocolos de consulta prévia – O direito à CPLI está previsto em diversos diplomas jurídicos internacionais, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Declaração das Nações Unidas sobre Povos Indígenas (DNPI) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas (DAPI) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Saiba mais sobre os protocolos de consulta.

 

Texto atualizado às 20h30 de 15/02/2023 para complementação das informações sobre o assessoramento que a elaboração do documento teve

 

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Para atendimento à imprensa: saj.mpf.mp.br
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos 
Para mais informações:

registrado em: *6CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Domingos Marreiros, 690

Umarizal – Belém/PA

CEP 66.055-215

PABX: (91) 3299-0111
Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC):

10 às 17h

(91) 3299-0138 / 0125 / 0166

Atendimento exclusivamente por WhatsApp: (91) 98437-1299

Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão:

9 às 18h

Protocolo:

9 às 18h

Biblioteca:

13 às 18h

Plantão:

Clique aqui e acesse todas as informações sobre o plantão

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita