Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Cooperação Internacional
18 de Agosto de 2020 às 15h38

Webinar debate experiências estadunidense e argentina de forças-tarefa no combate ao crime organizado

Evento promovido pelo MPF em parceria com o Departamento de Justiça dos EUA abordou a criação de um núcleo nacional de enfrentamento da criminalidade

Foto mostra duas pessoas sentadas na bancada de um auditório e uma tela de videoconferência que exibe outros participantes do evento

Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR

Integrantes do Ministério Público Federal (MPF) participaram, nesta terça-feira (18), do webinar "Estabelecer e gerenciar um programa de força-tarefa liderado pelo(a) procurador(a) para investigar e processar efetivamente o crime organizado”. O evento foi promovido pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do MPF, em parceria com o Escritório Internacional para Desenvolvimento, Assistência e Capacitação do Departamento de Justiça de Estados Unidos (DOJ-OPDAT). O encontro teve como objetivo compartilhar experiências dos EUA e da Argentina na temática, de modo a fortalecer o combate à criminalidade em casos transnacionais.

Na abertura do webinar, o secretário de Cooperação Internacional, Hindemburgo Chateaubriand, destacou a importância da realização de um evento que auxilie no aprofundamento da discussão sobre a criação de uma unidade de combate à corrupção no Brasil, a partir da experiência exitosa dos EUA com o modelo chamado OCDETF, na sigla em inglês, de força-tarefa nacional composto por várias agências liderada por procuradores. “Cada país forma seus modelos de acordo com suas especificidades. Há dezenas de questões que serão debatidas, mas acho que eventos como este são fundamentais para que possamos estimular o debate, saber das vantagens dos modelos que, de alguma maneira, possam servir de inspiração sobre estratégias coordenadas de atuação”, pontuou.

Na avaliação de Chateaubriand, “existem inúmeras vantagens na atuação concentrada em um único grupo, especializado e permanente de caráter nacional, sem limitações territoriais”, para o combate ao crime organizado. No entanto, o debate é indispensável para o amadurecimento da questão tanto na sociedade brasileira, quanto dentro das próprias instituições. “Acredito que este tipo de oportunidade de troca de experiências entre os países é uma das melhores coisas que a cooperação internacional pode nos oferecer e vem em momento muito oportuno para o Brasil”, destacou.

Por fim, o secretário agradeceu a participação dos presentes e o empenho do Departamento de Justiça e da missão diplomática dos EUA no Brasil em proporcionar o evento, a partir de experiências próprias, na esperança de que “as discussões sirvam para auxiliar na criação do nosso próprio modelo de trabalho”. Membros do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), das Câmaras Criminal (2CCR) e de Combate à Corrupção (5CCR), da Força-Tarefa Lava Jato e Greenfield, e da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) participaram no webinar.

Conferência - O evento contou com palestras de procuradores americanos representantes da Força-Tarefa contra o Crime Organizado e Combate às Drogas nos EUA (OCDETF), o principal programa operacional do departamento de Justiça na matéria. Além disso, também foi apresentada a experiência de equipes argentinas unificadas e especializadas nas áreas de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A mediação do webinar ficou por conta do procurador Arthur Wyatt, um dos principais responsáveis por diversas investigações e persecuções notórias, incluindo aquela que resultou na prisão do conhecido narcotraficante internacional El Chapo.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita