Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Comunidades Tradicionais
13 de Setembro de 2018 às 18h45

MPF prorroga prazo para envio de artigos sobre direitos dos povos ciganos

Textos podem ser encaminhados até 31 de outubro e serão publicados em coletânea editada pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais

Arte com fundo colorido, onde se lê, em primeiro plano, as expressões "Maio Cigano" e "MPF Cidadão 30 anos".

Está prorrogado até 31 de outubro o prazo para envio de artigos científicos com o tema “Povos Ciganos – Direitos e Instrumentos para sua Defesa” que integrarão coletânea editada pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A seleção faz parte da ação coordenada Maio Cigano, prevista no calendário do projeto MPF Cidadão 30 anos.

Os autores interessados em escrever para a publicação devem encaminhar artigos dissertando sobre os povos ciganos brasileiros, seus direitos, as políticas públicas que lhes são destinadas, as relações étnicas que os constituem e seu espaço na sociedade, com enfoques relevantes ao MPF. Os textos devem ter entre 15 e 30 páginas e enfoque jurídico, podendo conter, também, análises próprias de outros campos do conhecimento.

Os artigos devem ser enviados para o e-mail 6ccr@mpf.mp.br, indicando no assunto: “Edital nº 1, de 1º de maio de 2018 - “Povos Ciganos – Direitos e Instrumentos para sua Defesa”. O resultado deve ser divulgado em até um mês depois de encerrado o prazo de envio e os autores serão comunicados por e-mail. Os direitos de publicação dos textos serão reservados à 6CCR. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo mesmo e-mail utilizado para a triagem.

Maio Cigano – A ação coordenada prevê, entre outras atividades, confecção e distribuição de cartilhas sobre os direitos dos povos ciganos e os instrumentos para sua efetivação, além da realização de audiências públicas nas unidades do MPF em todo o Brasil.

Em agosto, a 6ª Câmara enviou ao Congresso nota técnica sobre o projeto de criação do Estatuto do Cigano (PLS 248/2015), em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. O documento ressalta que a proposta é “extremamente meritória e oportuna”, mas apresenta aos parlamentares nove sugestões de melhoria no texto. As propostas de alterações já foram apresentadas ao autor da proposta, senador Paulo Paim (PT/RS). O intuito do MPF é adequar o projeto do Estatuto à Constituição Federal e às normas internacionais que tratam dos povos ciganos – em especial a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Serviço
Seleção de artigos científicos sobre “Povos Ciganos – Direitos e Instrumentos para sua Defesa”
Enviar textos até 31 de outubro de 2018
E-mail para dúvidas e envio dos trabalhos: 6ccr@mpf.mp.br
Para mais detalhes, leia a íntegra do edital e o aditivo de prorrogação da seleção.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr

registrado em: *6CCR
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita