Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
8 de Abril de 2022 às 18h30

Interesse Público: trabalho do MPF impede fechamento de Centro de Referência Nacional em Hanseníase, em MG

Veja também: famílias afetadas pela tragédia de Petrópolis cobram respostas do poder público. E uma vitória para comunidades atingidas pela construção da barragem de Acauã (PB)

Fotografia da fachada do Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária (CREDESH), em Minas Gerais. Do lado esquerdo do Centro, em primeiro plano, há uma árvore com flores amarelas.

Foto: divulgação Interesse Público

O Brasil registra, em média, 30 mil novos casos de hanseníase por ano. Uma doença infecciosa que causa lesões de pele e danos aos nervos, podendo levar à morte se não for tratada corretamente. Em Minas Gerais, a Justiça atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e impediu que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) promovam qualquer tipo de ação que resulte no fechamento do Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária (CREDESH).

Quase dois meses depois do temporal que atingiu a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a equipe do Interesse Público foi até o local e conversou com familiares das vítimas. Eles cobram repostas do poder público sobre a tragédia, que deixou mais de 200 pessoas mortas e partes da cidade destruída.

Comunidades tradicionais – Depois de quase 20 anos de luta, comunidades atingidas pela construção da barragem de Acauã, na Paraíba, conquistam um projeto de agrovila e sistema de abastecimento de água. Diversas famílias tiveram terras inundadas com a cheia da barragem em 2004 e, agora, receberão 100 unidades habitacionais, cada lote com 1,5 hectare para plantio.

Notícias diárias – A Comunicação do MPF transmite em diferentes veículos as notícias da atuação institucional do órgão. Nesta edição do IP, você conhece parte da equipe parte da equipe da Procuradoria Geral da República, que informa diariamente a sociedade por meio do rádio, da televisão, das redes sociais e do site.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 29 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube (https://www.youtube.com/c/canalMPF).

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita