Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
9 de Setembro de 2020 às 20h34

Augusto Aras parabeniza Dias Toffoli por gestão à frente do STF e destaca atuação em prol da estabilidade nacional

Mandato do ministro se encerrou nesta quarta-feira (9); Luiz Fux ocupará a cadeira de presidente do colegiado no biênio 2020/2022

Foto retangular do pgr sentado em uma cadeira de frente para o computador, participando da sessão virtual do stf.

Foto: Antonio Augusto/Secom/MPF

Em sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (9), o procurador-geral da República, Augusto Aras, parabenizou o ministro Dias Toffoli pelo desempenho à frente da Corte no biênio 2018/2020. Essa foi a última sessão presidida pelo ministro, que será sucedido por Luiz Fux.

Ao destacar a sobriedade e honradez de Toffoli na condução do colegiado, Aras elogiou sua atuação em prol do equilíbrio nacional e do aprimoramento dos serviços jurisdicionais, sobretudo em meio às dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. Para o procurador-geral, com independência e, preservando a harmonia entre os Poderes, o ministro agiu também como pacificador de crises e conflitos artificiais.

“Foi brilhante o trabalho de vossa excelência junto ao sistema de Justiça e aos demais Poderes da República, unindo e coordenando esforços para que pudéssemos garantir a estabilidade nacional e a contínua prestação dos serviços aos jurisdicionados”, disse, ao reconhecer a eficiência como outra marca da gestão Toffoli. “A produtividade do Judiciário brasileiro tem alcançado recordes, e assim ocorreu em 2019. A produtividade média dos magistrados foi a maior dos últimos 11 anos”.

Ao final da sessão, o presidente da República, Jair Bolsonaro, compareceu ao Plenário e se sentou ao lado de Toffoli. Ao ter a palavra, o chefe do Executivo rendeu homenagens ao ministro e destacando a importância da harmonia, do diálogo e do entendimento na resolução das questões nacionais. “Estou muito feliz de estar aqui. Peço a Deus, mais uma vez, que ilumine a todos nós. O futuro dessa grande nação está nas mãos destes privilegiados, que somos nós”, resumiu.

Dias Toffoli defendeu os valores da Constituição e da democracia, reafirmou o direito às liberdades e repudiou o ódio e a intolerância, que, em sua opinião, devem ser combatidos com o debate plural, construtivo e transformador. “Não devemos temer o diálogo, e sim a ausência dele. Já dizia [o teórico alemão Jürgen] Habermas que o diálogo é a base do exercício do poder na democracia. E é o diálogo que alimenta e produz o dissenso”.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita