Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Maranhão

8 de Março de 2018 às 14h55

MPF/MA propõe ação civil pública para garantir o direito a informações do Sismama

O Estado do Maranhão deixou de divulgar informações sobre o monitoramento do câncer de mama no seu sistema oficial, o Sismama, causando uma série de deficiências à população e ao monitoramento do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama

Símbolo da luta contra o Câncer de Mama. Fonte: StockPhotos

Símbolo da luta contra o Câncer de Mama. Fonte: StockPhotos

O Ministério Público Federal (MPF/MA) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União e o Estado do Maranhão por conta da inobservância da organização e disponibilização de dados no Sistema de Informação do Controle de Câncer de Mama (Sismama).

O Sismama é o sistema de informações oficial do Estado do Maranhão, que tem como objetivo melhorar a qualidade das informações possibilitando aos gestores o monitoramento do Programa Nacional de Controle de Câncer de Mama. O sistema seria composto por dois módulos, um prestador de serviço (mamografia e laboratório) e um de registro de informações de seguimento (investigação diagnóstica e tratamento proposto). O papel da União nesse sistema é atualizar a Base Nacional por meio do DATASUS no site http://siscam.datasus.gov.br/.

Porém, o MPF, por meio da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão, iniciou ação para levantamento de informações sobre realização de exames e outros dados relacionados à saúde da mulher e não os encontrou no Estado do Maranhão; verificou-se a inexistência de informações coordenadas em um banco de dados centralizado e, ainda, informações destualizadas no site do Datasus, sem os devidos informes sobre o Sismama.

Segundo o MPF, a ausência desses dados implica na falta do direito fundamental, que é o do acesso à informações de saúde, isso afasta o público alvo da realização do exame e dificulta a criação de novos dados para observação. Outra consequência consiste na possível camuflagem de deficiências na realização do exame, visto que não há o devido gerenciamento das ações.

Na ação, o MPF requer, por parte do Estado do Maranhão, o levantamento de informações e consolidação dos dados municipais referentes ao procedimento de mamografia e coordenar os dados de modo a organizar as filas de atendimento. A União deve atualizar, por meio do Datasus, a Base de Dados Nacional do Sismama a partir dos dados transferidos pelo Estado do Maranhão.

 

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Maranhão
Tel.: (98) 3213-7161
E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br
Twitter:@MPF_MA

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal no Maranhão

Twitter:@MPF_MA

https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h

http://www.mpf.mp.br/sala-de-imprensa/atendimento-a-jornalistas

Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)

https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República no Estado do Maranhão

Av. Senador Vitorino Freire, 52
Areinha - São Luís/MA
CEP 65030-015

Telefone Geral:

(98) 3213-7100

 

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) - 10h às 17h - (98) 98428-5169
Plantão: 17h01 às 08h59 - (98) 98538-2529

 

Contatos e Horários das Unidades e Setores do MPF no Maranhão

 

Assessoria de Comunicação
Twitter:@MPF_MA
https://twitter.com/mpf_ma

Atendimento à Imprensa  - 9h às 17h
Sistema de Atendimento à Jornalistas (SAJ)


Atendimento ao Público: para fazer denúncias, protocolar documentos, solicitar informações e consultar processos, acesse o MPF Serviços no link: http://www.mpf.mp.br/mpfservicos ou instale o aplicativo MPF Serviços, disponível no Google Play e na App Store.

 

Horário de Atendimento Presencial ao Público: 10h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Horário de Funcionamento Interno: 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

 

IMPORTANTE: O ACESSO AO EDIFÍCIO SERÁ PERMITIDO SOMENTE MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE DE VACINAÇÃO E OBSERVÂNCIA DAS SEGUINTES MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19:

Uso de máscaras, distanciamento, descontaminação das mãos com a utilização de álcool 70%, leitura da temperatura corporal com termômetro digital sem contato e higienização regular das superfícies, entre outras medidas.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita