Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Alagoas

Direitos do Cidadão
14 de Novembro de 2017 às 17h10

MPF recebe cerca de 160 educadores para discutir educação digital nas escolas em Alagoas

Evento, ocorrido na sede da OAB/AL, integra o projeto "Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas", realizado pelo MPF em parceria com a Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil

Segurança, ética e cidadania na Internet é tema de oficina com educadores da rede pública de ensino em Alagoas (foto: Ascom/MPF/AL)

Segurança, ética e cidadania na Internet é tema de oficina com educadores da rede pública de ensino em Alagoas (foto: Ascom/MPF/AL)

Nesta terça-feira (14), o Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas recebeu uma oficina para capacitar educadores sobre o uso seguro da internet, especialmente por crianças e jovens. Aproximadamente 160 profissionais estiveram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Maceió no evento “Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online”, que abordou temas como ciberbullying, sexting, aliciamento e crimes de ódio.

A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, que tem como objetivo formar agentes multiplicadores de conscientização digital em instituições de ensino. Ele é desenvolvido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF em parceria com a ONG SaferNet e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Alagoas faz parte da segunda etapa do projeto, que já passou por diversos estados da federação.

Compuseram a mesa de abertura do evento a procuradora regional dos Direitos do Cidadão em Alagoas, Niedja Kaspary; a presidente da OAB/AL, Fernanda Marinela; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Beltrão; e o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet e instrutor da oficina.

oficina2

Mesa de abertura do evento, que aconteceu no dia 14/11/2017, na sede da OAB/AL


Na abertura, a procuradora da República Niedja Kaspary ressaltou a importância de orientar crianças e adolescentes sobre o uso ético da Internet. “É necessário educar - com orientação, diálogo e conscientização – para que eles não se tornem vítimas de crimes cibernéticos, mas também para que, futuramente, estas crianças e adolescentes não se tornem os aliciadores”, concluiu abordando a questão da pedofilia.

De acordo com Rodrigo Nejm é necessário desmistificar. Abordar o uso seguro da internet não é atribuição exclusiva de professores de informática ou de quem domina a área de tecnologia. “Pesquisas mostram que as crianças convivem cada vez mais cedo com a internet, durante muitas horas diárias, mas elas não dominam as habilidades necessárias para o uso seguro e responsável. Profissionais das diversas áreas devem se familiarizar com o tema para aplicá-lo da melhor forma nas suas instituições”, argumentou.

Durante todo o dia, profissionais das redes estadual e municipal receberam dicas e sugestões de como abordar o tema em seus conteúdos programáticos dentro de sala de aula. Eles receberam subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet. Foi abordado ainda dados técnicos sobre privacidade e segurança, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

oficina1

Educadores participam do evento "Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online"


Além disso, foram disponibilizadas aos participantes do evento a cartilha “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?” – produzida pela SaferNet em cooperação com o MPF e cuja versão digital está disponível no site da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

Clique aqui para ter acesso à cartilha digital .

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República em Alagoas

Avenida Juca Sampaio, 1800
(próximo ao Fórum)
Barro Duro - Maceió/AL
CEP 57045-365

CNPJ: 26.989.715/0007-06

pral-sac@mpf.mp.br
(82) 2121-1400

Atendimento externo:
segunda a sexta-feira
Protocolo: de 10h às 18h
Setor de Atendimento ao Cidadão: de 8h às 15h

Assessoria de Comunicação Social

Atendimento à imprensa
(82) 2121-1485
pral-ascom@mpf.mp.br

Informações sobre Licitações
(82) 2121-1440
pral-cpl@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita