Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio de Janeiro

Patrimônio Cultural
17 de Agosto de 2017 às 16h40

MPF/RJ lança relatório semestral sobre meio ambiente e patrimônio cultural

Primeira edição do periódico destaca atuação referente ao Cais do Valongo

Relatório apresenta resultados da atuação do MPF (Imagem: Divulgação MPF)

Relatório apresenta resultados da atuação do MPF (Imagem: Divulgação MPF)

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) lança, neste mês, relatório semestral para divulgar um resumo da atuação dos cinco ofícios de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Procuradoria da República na capital, abrangendo os municípios do Rio de Janeiro, Seropédica e Itaguaí. “O periódico tornará mais fácil e atrativo o acesso da sociedade à prestação de contas, que é dever institucional, colaborando não só para uma maior instrução, como para ações mais participativas”, destacam os procuradores Renato Machado e Sergio Suiama, coordenadores da área.

Com expectativa de duas edições por ano, o relatório apresenta dados da atuação do MPF nos temas de meia ambiente e patrimônio cultural: ações penais, civis públicas, inquéritos civis, recomendações, termos de ajustamento de conduta, dentre outros – além de informações sobre audiências públicas, atuação judicial e extrajudicial, artigos e um compilado de notícias publicadas no semestre.

Os procuradores lotados nos ofícios – Antonio do Passo Cabral, Jaime Mitropoulos, Renato de Freitas Souza Machado, Sergio Gardenghi Suiama e Solange Maria Braga – têm atribuição para atuação cível e criminal quando estão envolvidos órgãos federais relacionados (Ibama, ICMBio, Iphan, DNPM, Ancine etc.), ou sempre que haja a necessidade de proteção ao meio ambiente ou ao patrimônio cultural da União.

Em sua primeira edição, o relatório dá destaque ao Cais do Valongo, que será tema de audiência pública no dia 28 de agosto, a partir de 10h, no auditório da Procuradoria da República no Rio de Janeiro. Além desse destaque, a primeira edição traz ainda informações sobre a atuação do MPF contra a ocupação irregular de áreas da Reserva Ecológica de Guaratiba, e em favor da restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, a realização de inspeção no Maracanã e artigo publicado em defesa do Estado laico.

O material conta com seis páginas e tem publicação digital pelo site do MPF.

Veja aqui a edição inaugural do relatório.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9460/ 9488
www.prrj.mpf.mp.br
twitter.com/MPF_PRRJ

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Nilo Peçanha, 31
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20020-100

(21) 3971-9300
Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 17h

Clique aqui para mais informações

Sala de Atendimento ao Cidadão:

Tel.: (21) 3971-9553
(21) 3971-9102

Consulta Processual: clique aqui
Protocolo Eletrônico:
acesse aqui

Atendimento à imprensa: clique aqui

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita