Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
24 de Abril às 14h35
Por Debora Simões Teixeira Mourão

PGR impulsiona cooperação entre Brasil e França

Reunião com autoridades da Guiana Francesa deve tornar mais produtiva a execução dos pedidos de investigações que envolvem os dois países

PGR impulsiona cooperação entre Brasil e França

Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recebeu, nessa quarta-feira (19), integrantes do Ministério Público da Guiana Francesa. Segundo ele, a meta é impulsionar a cooperação entre os ministérios públicos francês e brasileiro. “Acho que temos que aumentar este intercâmbio Brasil-França para que possamos demonstrar aos demais ministérios públicos dos países sul-americanos que a França também é um país sul-americano (referindo-se à Guiana)”, disse.

A delegação guianense veio ao Brasil com o objetivo de trocar de experiências e conhecer o trabalho realizado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a fim de tornar mais produtiva a execução dos pedidos de investigações que envolvem os dois países. Ainda na pauta, foram discutidos projetos como um seminário sobre o tráfico de  drogas e outro na área jurídica, para universitários.

A comitiva da Guiana Francesa era composta por Henri de Larosiere, ministro-presidente da Corte de Apelação;  Jean-Frédéric Lamouroux, procurador-geral da Corte de Apelação; e Patrick Chevrier, presidente do Tribunal de primeira instância de Caiena. O secretário de cooperação internacional do Ministério Público Federal, Vladimir Aras, e o secretário de cooperação internacional adjunto, Carlos Bruno Ferreira da Silva, também participaram do encontro.

Os estrangeiros estavam acompanhados do magistrado francês de ligação no Brasil, Jean-Philippe Rivaud, que é o responsável na Procuradoria-Geral da República por auxiliar os contatos judiciais entre os dois países e agilizar o andamento de pedidos de cooperação bilaterais. Juntos, eles conheceram a PGR e ainda visitaram instituições como o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça.

Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR
Procuradoria-Geral da República
pgr-noticias@mpf.mp.br
(61)3105-6400/6405