Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
19 de Abril às 13h22
Por Debora Simões Teixeira Mourão

MPF debate trabalho anticorrupção com delegação norte-americana

Equipe estava em Brasília para reunião do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20

O secretário de cooperação internacional do Ministério Público Federal, Vladimir Aras, e a assessora-chefe da Secretaria de Cooperação Internacional, Geórgia Diogo, receberam, na última quinta-feira (13), delegação dos Estados Unidos que compõe o Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20. Eles conversaram sobre o combate à corrupção no Brasil e esclareceram aspectos relevantes do sistema jurídico brasileiro.

A delegação é chefiada pela diretora do escritório do programa contra a criminalidade do Departamento de Assuntos Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei (INL), Susan Snyder. Ela e a equipe tinham interesse em conhecer o trabalho realizado pelo MPF na luta contra a corrupção, especialmente com a Operação Lava Jato – a visão da instituição sobre o tema, a história de atuação e os desafios.

Snyder revelou que lida com assuntos relacionados à criminalidade, como corrupção, lavagem de dinheiro, segurança nas fronteiras, cibercrime e crime organizado transnacional, entre outros. A reunião foi uma oportunidade para estreitar a relação entre os dois países na luta contra estes tipos de crime e identificar oportunidades de trabalho conjunto.

A diretora Snyder e sua assessora, Marianne Toussaint, participaram da reunião do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20, realizada em Brasília, nos dias 11 e 12 de abril, na qual representantes das 20 maiores economias do mundo definiram o Plano de Ação 2017-2018, que aborda temas como suborno transnacional, lavagem de dinheiro, recuperação de ativos, dados abertos, cooperação internacional e compras públicas.

Criado em 2010, o Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20 é responsável pelo desenvolvimento de recomendações práticas para o estabelecimento de marcos legais e políticas públicas que promovam um ambiente de negócios íntegro e transparente entre os países participantes. A cada dois anos, o grupo atualiza o Plano de Ação Anticorrupção do G20.

A reunião foi acompanhada pela Assessora Política da Embaixada norte-americana Richa Bhala.

Delegação suíça - Ainda no dia 13 de abril, o secretário de cooperação internacional encontrou-se com a delegação da Suíça que também estava em Brasília para a reunião do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20. O almoço teve a participação do embaixador Stefan Flückiger, chefe da divisão de políticas setoriais; de Riccardo Sansonetti, da Secretaria de Estado para assuntos financeiros internacionais, do departamento de crimes financeiros; e outros dois integrantes da embaixada.

Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR
Procuradoria-Geral da República
pgr-noticias@mpf.mp.br
(61)3105-6400/6405