Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Tocantins

Direitos do Cidadão
24 de Novembro de 2021 às 17h33

MPF pede informações sobre conjunto arquitetônico Memorial do Araguaia localizado em Xambioá (TO)

Órgãos públicos locais têm dez dias para informar sobre ações adotadas para conservação do local

Arte com fundo cinza, imitando um muro. Em branco está escrito memória e em amarelo verdade

Arte: PFDC

O Ministério Público Federal (MPF) quer informações sobre a situação de um monumento desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construído em homenagem à Guerrilha do Araguaia, localizado no município de Xambioá no Tocantins, na microrregião do Bico do Papagaio. A Prefeitura Municipal de Xambioá e à Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa receberam ofício expedido pelo MPF e têm dez dias para esclarecer as medidas adotadas ou previstas para a recuperação do monumento.

Os ofícios atendem pedido da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), que possui grupo de trabalho cujo um dos objetivos é promover ações para proteção de lugares de memória do país, bem como fomentar a criação de novos. Para isso, procuradores da República estão trabalhando na identificação de projetos já existentes e que necessitem de ações do poder público relacionadas à conservação e à preservação.

Atendendo sugestão do GT Memória e Verdade, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, exortou que fossem adotadas medidas para a recuperação e conservação do monumento, que, segundo informações veiculadas pela imprensa, está abandonado. O procurador da República em Tocantins, Thales Coelho, iniciou o acompanhamento do caso. “Ter um grupo de procuradores que se coloca à disposição para nos auxiliar em matérias específicas é fundamental para darmos maior efetividade às nossas ações”, afirma Coelho, que também atua como coordenador do GT Direitos Humanos e Empresas da PFDC.

Guerrilha do Araguaia - Foi um movimento de resistência armada à ditadura militar brasileira, que atuou nos estados do Pará e do Tocantins, notadamente nos municípios de São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, Xambioá e Araguatins.

Instalado no Brasil em 1964, o governo militar combateu a Guerrilha do Araguaia com a promoção de diversas operações que resultaram no sequestro e na execução de opositores, seguidos de ocultação de cadáveres. O conjunto arquitetônico do Memorial do Araguaia, localizado em Xambioá, foi fundado em 2001 com a participação de moradores de vários municípios da região.

Já foram apresentadas, pelo menos, 10 denúncias contra militares envolvidos em desaparecimentos forçados – todas estão disponíveis em www.justicadetransicao.mpf.mp.br. Criado pelo MPF em 2019, o site reúne toda a atuação do órgão para reparar violações de direitos humanos ocorridas no período ditatorial no Brasil.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Tocantins
(63) 3219-7238/7315 | 99247-8714
prto-ascom@mpf.mp.br | Twitter: @mpf_to
https://saj.mpf.mp.br/

 

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República

no Estado do Tocantins

ACNE 01 (104 N), conjunto 02,
Rua NE 03, Lote 43

Palmas-TO
CEP: 77006-018

Tel.: (63) 3219-7200

PRM-Araguaína

Tel.: (63) 3416-0900

 

Atendimento de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 15h30

Recepção:

(63) 3219-7200

Plantão Judicial:

(63) 99210-3695

Sala de Atendimento ao Cidadão:

(63) 3219-7245

Assessoria de Comunicação Social:

(63) 3219-7238
(63) 99247 8714

 

prto-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita