3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

Meio Ambiente
31 de Março de 2020 às 13h55

Projeto Conexão Água divulga orientações para prevenção do contágio da covid-19 pela água e pelo esgoto doméstico

Cartilha traz informações sobre o novo coronavírus e recomendações no que se refere a abastecimento. Objetivo é informar a sociedade e os tomadores de decisão

Arte com fundo preto e imagens do coronavírus visto pelo microscópio. Em branco está escrito Conexão Água: Água, Saneamento e Saúde. Orientações técnicas, estudos e medidas sanitárias no enfrentamento à covid-19

Arte: Ascom/PRR3

O Projeto Conexão Água, da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF), acompanhou as discussões técnicas para a elaboração de uma cartilha que traz orientações para prevenção do contágio da covid-19 pela água e pelo esgoto doméstico. Assinado pela Sala Técnica de Saneamento, grupo formado por 250 profissionais da área, o material tem o objetivo de informar a população e os tomadores de decisão a respeito do novo coronavírus, a fim de proteger as pessoas e prevenir a disseminação da doença.

Dividida em 18 capítulos, a cartilha traz orientações úteis para a população sobre procedimentos adequados e factíveis diante de cenários reais no país relacionadas à desinfecção de água de beber, de água engarrafada, de lavagem de roupas, de lavagem de caminhões-pipa e mesmo para limpeza de locais de grande circulação como supermercados e farmácias. Traz, ainda, a listagem de desinfetantes comprovadamente qualificados para uso contra o novo coronavírus e de 32 normas da ABNT de acesso gratuito para combate ao covid-19. Importante destacar que a cartilha também esclarece sobre medidas facilitadas para esterilização de água nos locais onde não há tratamento e distribuição seguros.

Para os gestores e sistemas de tratamento, o documento apresenta, por exemplo, recomendações para desinfetar estações de tratamento de água para consumo humano e de águas residuárias provenientes de hospitais de campanha ou temporários.

O material destaca ainda as responsabilidades do Poder Público e das empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, sugerindo que os municípios adotem planos de contingência, articulando os diversos setores, como meio ambiente, saúde, defesa civil, a fim de que sejam adotadas ações locais efetivas e padronizadas para diminuição dos riscos da covid-19.

O grupo destaca que novas orientações de medidas sanitárias podem ser atualizadas a qualquer tempo conforme o avanço da epidemia e novas publicações e orientações técnicas.

Sobre o grupo Sala de Saneamento - Grupo formado por 250 profissionais da área de saneamento, que atuam, principalmente, como pesquisadores, gestores e/ou técnicos de instituições de ensino superior, instituições governamentais e empresas de tratamento de água e esgoto doméstico do Brasil.

Projeto Conexão Água – Iniciado em 2015, o projeto Conexão Água tem como premissa a formação de uma rede dinâmica de governança colaborativa, na qual representantes dos diversos setores da sociedade civil, público, privado, ONGs e academia para que articulem iniciativas e boas práticas que visem à melhoria da qualidade da água e da sadia qualidade de vida no Brasil, com transparência de informações e participação nas políticas públicas em diversas temáticas ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável. O Portal Conexão Água disponibiliza informações sobre as práticas, produtos e metas do projeto.

Clique aqui para ler a íntegra da cartilha

Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)