Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Geral
18 de Novembro às 17h58
Por Mariana Carvalho Braga

Ouvidores dos MPs discutem atuação em rede nacional para aprimorar atendimento ao cidadão

Maior integração entre os órgãos busca otimizar os procedimentos e facilitar acesso do manifestante à administração pública

Ouvidores dos MPs discutem atuação em rede nacional para aprimorar atendimento ao cidadão

A consolidação de uma rede nacional de ouvidorias, composta por todos os Ministérios Públicos do país e órgãos da administração pública foi o principal ponto debatido na 45ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP dos Estados e da União (CNOMP). “A criação de um mecanismo de integração de todas as ouvidorias brasileiras busca garantir maior fluidez à informação e facilidade crescente do acesso do cidadão aos órgãos da administração pública”, explica o ouvidor-geral do Ministério Público Federal (MPF), subprocurador-geral da República Juliano Baiocchi.

Ele representou o MPF na última reunião do CNOMP, realizada nos dias 7 e 8, na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas, em Maceió. A Rede Nacional de Ouvidorias está prevista no Decreto n. 9.492/2018 e busca promover o compartilhamento de procedimentos e boas práticas de atendimento ao cidadão. O objetivo é consolidar uma agenda nacional de ouvidoria pública e participação social, para a garantir os direitos dos usuários de serviços públicos.

Durante a reunião, os participantes puderam conhecer o projeto Ouvidorias em Rede, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A iniciativa integra as ouvidorias de diversos órgãos locais, garantindo que a população seja melhor assistida. “Com o projeto, o MPPE fomenta o trabalho em rede das ouvidorias municipais, oferecendo ao cidadão um canal de atendimento em que é possível aferir os resultados que são obtidos com os serviços públicos, consolidando a democracia participativa e o Estado democrático de Direito”, afirmou a ouvidora do MPPE, Selma Barreto.    

Prestação de contas – A atual diretoria do CNOMP, comandada pelo presidente Héverton Alves de Aguiar, prestou contas do mandato que se encerra em março de 2020. A partir dessa data, assumirá o Conselho o ouvidor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, Erickson Girley Barros dos Santos, eleito na última reunião do CNOMP para o mandato de um ano. Na ocasião, o ouvidor-geral do MPF, Juliano Baiocchi, também foi reconduzido à vice-presidência do CNOMP na Região Centro-Oeste até março de 2021. 

registrado em: *Ouvidoria