Direitos do Cidadão
Universidade de Passo Fundo (RS) atende MPF e disponibilizará espelho de correção de redação em vestibular
Candidatos poderão acessar documentos a partir do vestibular seletivo de inverno 2025
A Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul (RS), acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e vai disponibilizar a prova de redação e o espelho de correção a todos os candidatos que solicitarem. O acesso aos documentos já será permitido a partir do próximo vestibular, conforme previsão contida no Manual do Candidato e nos Editais dos Processos Seletivos de Inverno 2025.
A recomendação do MPF foi resultado de apuração da conduta da Fundação Universidade de Passo Fundo, que não permitia que os candidatos tivessem acesso ao espelho de correção da prova de redação do vestibular. Ao analisar os editais dos vestibulares mais recentes, o MPF verificou que, em nenhum deles, havia a previsão de acesso aos documentos.
Ao enviar a recomendação, o MPF destacou que “a negativa de acesso ao espelho de correção da prova de redação do vestibular constitui ofensa ao princípio da publicidade e ao direito de acesso à informação”. Isso porque a medida impede que o candidato conheça as razões da pontuação atribuída.
Diante do acatamento integral da recomendação expedida, com a correção da irregularidade constatada, o procedimento do MPF foi arquivado e encaminhado para homologação pelo Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 4ª Região (Naop/PFDC/PRR4).