Pular para o conteúdo

Criminal

MPF indica canal virtual para denúncias relativas a fraudes em concursos públicos

Medida surge em decorrência de Operação Última Fase, realizada na semana passada

Data: 10/10/2025 • 16:40 Unidade: Procuradoria da República na Paraíba
Mãos digitando em um laptop com a tela aberta no site do MPF Serviços (Ministério Público Federal), exibindo as opções de Denúncias e Pedidos de Informação, Petição e Assinaturas e Protocolo.

O Ministério Público Federal (MPF) informa que qualquer cidadão que tenha alguma denúncia a fazer relativa a fraudes em concursos públicos pode encaminhá-la pelo MPF Serviços (www.mpf.mp.br/mpfservicos). Na representação, o cidadão deve anexar, se possível, arquivos que comprovem as irregularidades apontadas e informar, com o maior grau de precisão, provas e/ou indícios que levam à denúncia.

A medida surge em decorrência de mandados de prisão preventiva expedidos contra três líderes de uma organização criminosa especializada na prática de fraudes em concursos públicos em todo o Brasil, na última quinta-feira (2), na Operação Última Fase. Além das prisões, a Polícia Federal cumpriu, a pedido do MPF e com autorização da Justiça Federal na Paraíba, 12 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares de afastamento de aprovados que ingressaram no serviço público por meio de fraude.

Os mandados foram cumpridos na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas. As investigações foram iniciadas a partir de uma denúncia anônima recebida pela Polícia Federal. A operação do MPF e PF conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo federal.

Tags