Pular para o conteúdo

Geral

Procurador da República Edmilson Barreiros Jr. recebe Medalha do Mérito Acadêmico da Esmam

Honraria da Escola da Magistratura do Amazonas reconhece contribuição à Ciência Jurídica e à melhoria da prestação jurisdicional

Data: 04/12/2025 • 21:10 Unidade: Procuradoria da República no Amazonas
Dois homens, um deles segurando uma premiação

O procurador da República Edmilson da Costa Barreiros Júnior recebeu, durante solenidade promovida pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), a “Medalha do Mérito Acadêmico”, em reconhecimento à contribuição para o aperfeiçoamento de profissionais nas Ciências Jurídicas e para a construção do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa científica voltados à melhoria da prestação jurisdicional.

A cerimônia de outorga das comendas aconteceu na terça-feira (2) e reuniu outras autoridades, além de professores e servidores que também foram homenageados durante a cerimônia.

Ao receber a homenagem, o procurador destacou a importância do reconhecimento. “O sentimento no momento é duplo: de gratidão e responsabilidade. Todo reconhecimento renova nosso dever de excelência no bem servir ao público", afirmou.

O diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, em seu discurso de abertura da solenidade, destacou o perfil e a relevância dos agraciados.

“Nesta tarde, homenageamos magistrados, professores, médicos, advogados, policiais, servidores, pesquisadores, agentes públicos, artistas, profissões diversas, vidas distintas, mas todas movidas pela mesma força que faz o rio caminhar, a busca permanente por aprender. A Esmam é, há muitos anos, um porto amazônico de ideias. Um lugar onde desembarcam sabores vindos de muitos rios. [...] Aqui, cada curso é uma embarcação. Cada aula é um remo, cada pesquisa é um afluente que se junta a tantos outros para formar um grande rio coletivo de conhecimento. Que esta medalha seja para cada um de vocês essa manhã que sempre chega, a manhã do conhecimento, a manhã da transformação, a manhã da esperança, a manhã de um Amazonas mais justo, mais humano e mais preparado. Parabéns, meus homenageados. A Esmam celebra cada um de vocês com gratidão e orgulho”, concluiu Pascarelli.

Trajetória profissional - Com uma carreira marcada pela dedicação ao serviço público, Edmilson Barreiros Júnior é procurador da República desde 2006 e atualmente exerce também a função de procurador Regional Eleitoral, cargo que já havia desempenhado em outros biênios. 

Especialista em Direito Penal, Processual Penal e Eleitoral atuou anteriormente como promotor de Justiça no interior do Amazonas e se consolidou em áreas estratégicas, como combate ao crime organizado, controle externo da atividade policial e enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo.

Além disso, ainda conduziu projetos de alcance social dentro do MPF, entre eles “MPF na Comunidade” e “MPF em Movimento”, e idealizou o Centro de Memória Digital do MPF, iniciativa pioneira no país. Autor de artigos jurídicos, palestrante e membro da Academia Amazonense de Ciências e Letras Jurídicas, Barreiros mantém trajetória reconhecida pelo compromisso com a justiça e com o fortalecimento institucional.

 

*Com informações da Esmam