Geral
Interesse Público mostra trabalho do MPF para assegurar a produção de conteúdo local na TV pública
Confira ainda reportagens sobre patrimônio histórico, comunidades tradicionais e outros temas. Edição inédita estreia nesta sexta-feira (12)
A televisão pública existe para dar voz à sociedade, mas o Ministério Público Federal (MPF) demonstrou na Justiça o descumprimento de uma decisão que obriga a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a União a manterem a produção de conteúdo local em suas filiais do Maranhão, Rio de Janeiro e Distrito Federal, além de garantir a plena instalação do Comitê Editorial e de Programação, com representação da sociedade civil. De acordo com o MPF, as matérias listadas pela EBC tratam de assuntos de outros estados, sem abordar diretamente temas locais.
Em Brasília, a equipe do IP apresenta as novidades da Rádio MPF. A rádio lançou um novo site, com interface mais atrativa e acesso facilitado. Além disso, o programa diário, o Direito de Todos, foi disponibilizado no Spotify. Produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), o programa apresenta, deforma clara e objetiva, as principais notícias sobre a atuação do MPF em defesa da sociedade. Para conferir, acesse: https://radio.mpf.mp.br/.
No Pará, o MPF entrou com ação contra a mineradora Vale e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por irregularidades e impactos socioambientais causados pela obra de duplicação da ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará. A ação aponta falta de consulta prévia a pescadores artesanais e comunidades ribeirinhas da região, que têm sido gravemente afetados pela obra.
Na Paraíba, o MPF acompanha de perto as ações de contenção na barreira próxima à Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena. O santuário, que é patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), foi interditado depois de um deslizamento de terra causado por fortes chuvas na região. O deslizamento ocorreu bem próximo à lateral da construção, erguida entre os séculos XVI e XVII. E no quadro Redação MPF, você confere algumas notícias que foram destaque ao longo da semana.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.