Pular para o conteúdo

Geral

Excesso de peso: Interesse Público mostra trabalho do MPF para garantir segurança em rodovias federais

Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (27), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube

Data: 26/06/2025 • 19:20 Unidade: Procuradoria-Geral da República
Chamada Interesse Público

Nesta semana, o programa Interesse Público (IP) começa com uma reportagem no estado de Santa Catarina, onde o Ministério Público Federal (MPF) apura possíveis irregularidades relativas ao excesso de peso em veículos nas rodovias federais da região. Foi instaurado um procedimento para cada trecho investigado, totalizando 11 processos.

A equipe do IP em São Paulo conversou com o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, que é coordenador do Grupo de Trabalho LGBTQIA+, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). Ele falou sobre os principais eixos de trabalho do MPF, conquistas recentes e desafios enfrentados para proteger e promover os direitos dessa população.

Já no Rio de Janeiro, o repórter Alessandro Vieira acompanhou a exposição "Cores, corpos e direitos: a arte da resistência LGBTQIA+", que apresenta a participação do MPF nas lutas judiciais pelo reconhecimento dos direitos fundamentais de pessoas LGBTQIA+ nos últimos 25 anos. A exposição acontece no Memorial da PR/RJ, é gratuita e aberta ao público.

Outros destaques - O MPF enviou recomendação a 59 municípios do Espírito Santo para que enquadrassem os salários dos profissionais da educação básica ao piso salarial profissional nacional (PSPN) do magistério público. E no Rio Grande do Norte, uma audiência pública ouviu a sociedade e especialistas sobre as possibilidades de uso das áreas não ocupadas da Via Costeira de Natal, com foco no interesse público e no desenvolvimento sustentável da região.

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.