Pular para o conteúdo

Geral

Procuradoras da República são homenageadas no livro “Mulheres em Espaço de Poder em Sergipe”

O evento ocorreu nesta segunda-feira, 24

Data: 24/03/2025 • 19:25 Unidade: Procuradoria da República em Sergipe
Imagem de livros expostos sobre uma mesa de madeira durante um evento de lançamento. Em destaque, dois exemplares do livro “Mulheres nos Espaços de Poder em Sergipe – Perfis e Trajetórias”, com capa branca, título em letras pretas e um punho cerrado adornado com flores coloridas. No fundo, várias cópias empilhadas e pessoas sentadas assinando exemplares. Algumas delas vestem roupas formais e seguram canetas. Há um arranjo de flores roxas e verdes à direita da mesa. O ambiente sugere um evento acadêmico ou institucional.

A procuradora-chefe do Ministério Público Federal, Eunice Dantas, participou nesta segunda-feira, 24, do lançamento do livro “Mulheres nos Espaços de Poder em Sergipe: Perfis e Trajetórias”. A obra, idealizada pela conselheira presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Susana Azevedo, destaca a trajetória de 174 mulheres que desempenharam papéis de liderança no estado, incluindo seis procuradoras da República do Ministério Público Federal.

“Esse reconhecimento reforça a importância da presença feminina em posições de liderança e nos incentiva a continuar nossa missão com ainda mais dedicação”, ressalta a procuradora Eunice Dantas.

Para a presidente do TCE/SE, Susana Azevedo, o evento celebra não apenas a presença feminina nos espaços de poder, mas também a luta diária por equidade e reconhecimento. “Hoje temos a honra de lançar um livro que representa um marco na história de Sergipe. Esta obra nasce da necessidade urgente de dar visibilidade à trajetória de mulheres que com coragem e competência conquistaram postos de liderança em nosso estado. São histórias que merecem ser contadas, conhecidas e celebradas, afinal sabemos que o caminho até aqui não foi fácil”, enfatiza Susana Azevedo.

Além da procuradora da República Eunice Dantas, o livro destaca a história das procuradoras Gicelma Nascimento, Martha Figueiredo, Aldirla Albuquerque, Gisele Bleggi e Lívia Tinôco.

O lançamento da publicação ocorreu durante o evento Mulheres em Conta, que contou com a presença de dezenas de mulheres que ocupam cargos de poder, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, entre outros.