Geral
MPF inaugura nova sede em Joinville (SC)
As instalações são compartilhadas com a Procuradoria do Trabalho no município
O Ministério Público Federal (MPF) inaugurou, na última terça-feira (29), a nova sede do órgão em Joinville (SC). O local será compartilhada com o Ministério Público do Trabalho (MPT), conforme acordo firmado em 2022 pelas duas instituições. Com 3,3 mil m² distribuídos em sete pavimentos, o novo edifício otimiza os espaços físicos e reduz as despesas de custeio com manutenção básica. Isso porque MPF e MPT passam a compartilhar os serviços terceirizados e as atividades relacionadas à tecnologia da informação e à segurança institucional. A nova sede também oferece espaço adequado e acessibilidade para a população que procura seus direitos. Até então, as duas instituições tinham prédios alugados.
Cerimônia de inauguração - Em seu discurso, o procurador-coordenador da Procuradoria da República em Joinville, Tiago Gutierrez, destacou o trabalho pioneiro da unidade na área criminal, especialmente no combate a crimes tributários, financeiros e ao tráfico de drogas pelos portos da região. O procurador também salientou a atuação do MPF no combate à improbidade administrativa, na área da saúde e na tutela do meio ambiente nos diversos ecossistemas locais.
O procurador aproveitou para agradecer à equipe de servidores, estagiários e terceirizados. Ele também agradeceu à equipe do MPT, que uniu esforços com o MPF para a concretização do espaço compartilhado. “Espero que todos que trabalham aqui sintam orgulho de fazer parte desse momento. Eu também gostaria de compartilhar esse sentimento com os diversos órgãos que estão aqui hoje e que, de alguma maneira, trabalharam junto com a gente por essas causas”, finalizou.
Ao final do evento, a secretária-geral do MPF, Eliana Torelly, e o procurador Tiago Gutierrez fizeram o descerramento da placa de inauguração da Procuradoria da República no Município de Joinville. O procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos Pereira, e o procurador-chefe do MPT em Santa Catarina, Piero Menegazzi, descerraram a placa de inauguração da Procuradoria do Trabalho em Joinville. A solenidade foi encerrada com uma apresentação do coral de crianças indígenas Guarani Mbya, da Aldeia Piraí, em Araquari (SC).
Autoridades presentes - Compuseram a mesa de honra o procurador-chefe do MPF em Santa Catarina, Daniel Ricken, o diretor-geral do MPT, Glaucio Araújo de Oliveira, a presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, a juíza do trabalho Tatiana Sampaio Russi e o juiz federal Roberto Fernandes Júnior.