Meio Ambiente
MPF e instituições parceiras promovem debate sobre impactos climáticos e mobilidade humana em Florianópolis
II Seminário Crise Climática e Mobilidade Humana por Desastres ocorre no dia 22 de julho, com inscrições gratuitas e vagas limitadas
Imagem: Círculos de Hospitalidade
O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), em parceria com organização Círculos de Hospitalidade e a Agência da ONU para as Migrações (OIM), realiza no próximo dia 22 de julho, o II Seminário Crise Climática, Degradação Ambiental e Deslocamento Forçado. Com o tema central "Crise Climática e Mobilidade Humana por Desastres", o evento presencial e gratuito ocorrerá nos auditórios do Ministério Público do Trabalho MPT e do MPF/SC, em Florianópolis, com o objetivo de debater os impactos das mudanças climáticas e os desafios na proteção de populações vulneráveis diante de eventos extremos.
A iniciativa responde à frequência crescente de enchentes, alagamentos e temporais que atingem o estado de Santa Catarina, agravados pela perspectiva de um intenso fenômeno El Niño em 2026. O seminário busca formular respostas a esses desastres, cujos efeitos recaem de forma desproporcional sobre grupos já vulnerabilizados, incluindo migrantes e refugiados.
A procuradora da República Flávia Rigo Nóbrega, lotada na PRM/Caxias do Sul e representante da 4ª CC no evento será uma das palestrantes. Ela é autora do Manual de Atuação na Prevenção a Desastres Climáticos Relacionados à Precipitação: Secas, Inundações e Deslizamentos
Programação e inscrições
O evento contará com a participação de especialistas, representantes de instituições públicas, da academia e de organizações da sociedade civil. A programação está dividida em dois turnos:
•Manhã (10h às 12h) – Auditório do MPT/SC: Oficina prática de capacitação em resposta a desastres, que será ministrada pela Defesa Civil de Santa Catarina.
•Tarde (13h às 17h) – Auditório do MPF/SC: Painéis técnicos-formativos com os temas "Da Ciência do Clima à Proteção de Direitos" e "Vozes do Território: Experiências de Campo".
Durante o intervalo das atividades vespertinas, o público poderá participar de uma feira gastronômica com pratos típicos preparados por mulheres migrantes venezuelanas. A ação é solidária e toda a renda arrecadada será destinada ao apoio às vítimas de um recente terremoto na Venezuela.
As vagas para o seminário são limitadas e a participação está sujeita à confirmação. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do formulário eletrônico disponível no site oficial do evento.
O seminário conta ainda com o apoio do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC) e da Defesa Civil de Santa Catarina.
Serviço:
• Evento: II Seminário Crise Climática, Degradação Ambiental e Deslocamento Forçado
• Data: 22 de julho (quarta-feira)
• Horário: 10h às 12h e 13h às 17h
• Local: Edifício Luiz Elias Daux – Bairro Agronômica, Florianópolis (SC)
• Inscrições: Formulário de Inscrição Bitrix24
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466 e 98848-1506
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC