Pular para o conteúdo

Geral

Fórum de combate aos impactos dos agrotóxicos debate aquisição de produtos agroecológicos pelos hospitais

Iniciativa foi discutida em encontro realizado na capital, nesta segunda (26)

Data: 28/05/2025 • 18:10 Unidade: Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
Foto mostra local do evento com mesa de autoridades e participantes

A aquisição de produtos agroecológicos e da agricultura familiar pelos hospitais da capital foi o tema central de um debate realizado pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA). O encontro ocorreu nesta segunda-feira (26), no Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre, e reuniu 14 hospitais de Porto Alegre.

Participaram ainda representantes de agricultores familiares, cooperativas e do Ministério da Agricultura e Pecuária, além de membros dos Ministérios Públicos Estadual e Federal. A mediação ficou a cargo da procuradora da República  Ana Paula Carvalho de Medeiros, e de Ana Maria Moreira Marchesan, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPRS.

Durante a reunião, as participantes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre compartilharam a experiência na aquisição de alimentos orgânicos e provenientes da agricultura familiar. Essa iniciativa visa abastecer tanto a cozinha que prepara as refeições dos pacientes quanto o refeitório dos colaboradores. A implementação está ocorrendo por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de parcerias diretas com cooperativas de agricultores.

Para Ana Paula de Medeiros, a disponibilização de alimentos agroecológicos nos hospitais promove saúde para os usuários e trabalhadores, além de proteger o meio ambiente e impulsionar a economia local. Ela ressaltou a importância da iniciativa e da troca de informações entre os grupos hospitalares, que buscam alternativas mais sustentáveis e saudáveis.

(Com informações do MPRS)